Categoria Educação  Noticia Atualizada em 12-05-2010

Marataízes adere ao Programa Escola Ativa
Processo multiseriado é aquele no qual cada professor trabalha com várias séries dentro de uma mesma sala de aula
Marataízes adere ao Programa Escola Ativa
Foto: Renato Alves

Escola Ativa é um programa de formação de professores que atuam nas escolas denominadas "do Campo", localizadas na zona rural do município e que adotam, em razão das suas características o processo multiseriado.

Processo multiseriado é aquele no qual cada professor trabalha com várias séries dentro de uma mesma sala de aula, sendo que hoje no Brasil existem, conforme dados do Governo Federal 48.998 escolas multiseriais, sendo ainda que em Marataízes que abriga 10 dessas escolas, cada professor atende uma faixa que varia de 12 a 15 alunos.

Com o Programa, o Município capacitará estes profissionais com base em material didático-pedagógico especificamente desenvolvido para esta característica de ensino, pois de acordo com a Secretária Municipal de Educação, Calcinéa Marvilla, "o programa que se constitui de 06 módulos, todos voltados para a realidade do campo e sua cultura particular, permite ao professor aprender e desenvolver metodologias de ensino mais condizentes com a realidade do aluno", enfatiza a Secretária.

Já o prefeito de Marataízes, médico Jander vidal, destaca que "por ser um Programa que foi desenvolvido sob a perspectiva da lida diária do meio rural, as crianças terão muito mais facilidades de absolver os conteúdos e consequentemente maior interesse em frequentar a escola".

Outro aspecto do Programa Escola Ativa é que este se propõe a fazer um junção entre professores, pais de alunos e os próprios alunos, na construção do conhecimento acadêmico.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir