Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-05-2010

Bancos e comércios são incendiados em mais de 20 zonas de Bangcoc
Manifestantes se recusam a deixar área comercial após líderes terem se rendido ao governo
Bancos e comércios são incendiados em mais de 20 zonas de Bangcoc
Foto:http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,bancos


BANGCOC - Dezenas de edifícios queimam nesta quarta-feira, 19, à noite em Bangcoc, após uma operação do Exército para dispersar os oposicionistas "camisas vermelhas", que não conseguiu assumir o controle de toda a capital tailandesa, de acordo com informações da agência de notícias AFP.

A Bolsa de Valores de Bangcoc também foi alvo de ataques. O incêndio ocorreu no primeiro andar do prédio, localizado no distrito financeiro da cidade, ocupada pelos manifestantes há mais de dois meses. Não há informações sobre vítimas nesse incidente. A Bolsa fechou mais cedo por causa dos tumultos na capital e não deve abrir amanhã nem na sexta-feira. Os bancos comerciais também não devem funcionar nesse período.

Havia grandes colunas de fumaça saindo do Central World, um dos maiores shoppings do Sudeste Asiático. Instalações do Canal 3 e do cinema Siam Theatre também pegaram fogo. O porta-voz dos bombeiros disse que muitas agências do Bangkok Bank estavam em chamas. Esse banco já foi alvo anteriormente de manifestantes contrários ao governo, pois eles suspeitam que a instituição financie grupos rivais.

Segundo um porta-voz do governo, Panitan Wattanayagorn, a operação militar permitiu às autoridades recuperar o controle de dois bairros principais, a área de Rajaprasong e distrito de Lumpini, que os manifestantes ocuparam a cerca de seis semanas.

Pelo menos cinco pessoas morreram em uma ofensiva do Exército tailandês para acabar com o acampamento dos manifestantes. A ação elevou para 65 o número de mortos desde março, e resultou na rendição de líderes do movimento. "No final da operação, o governo recuperou o controle de Rajaprasong e Lumpini, mas existem diversas áreas onde as operações devem continuar", disse Panitan.

Toque de recolher

O governo anunciou um toque de recolher durante a noite para lidar com manifestantes que ignoraram o pedido dos líderes do movimento. As autoridades acusam manifestantes extremistas pelos incêndios. Algumas pessoas desse grupo oposicionista estariam descontentes com a decisão de se render.

O governo pede a todos aqueles que participam dos ataques que cessem estas ações porque seus líderes já se entregaram e concordaram em negociar a reconciliação nacional", declarou Panitan.

O toque, o primeiro na capital tailandesa desde 1992, deveria entrar em vigor às 20 horas locais (13 horas no Brasil) e ir até as 6 horas da quinta-feira. A medida foi estendida para 21 províncias do país.

Os líderes do protesto se renderam nesta quarta e disseram a seus partidários para ir para casa. Um porta-voz da polícia afirmou que havia homens em Bangcoc com autorização para atirar em qualquer um que estivesse saqueando, iniciando incêndios ou incitando novas manifestações.

A rendição dos líderes do grupo oposicionista ocorreu após o Exército cercar a zona ocupada pelos manifestantes. Os camisas vermelhas exigiam a renúncia do primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, e a dissolução do Parlamento a fim de que haja novas eleições. Eles questionam o fato de Abhisit ter sido eleito em voto indireto do Parlamento e não ser, na opinião deles, um líder legítimo.

Repórteres se protegem dos tiros trocados entre soldados e manifestantes.






Manifestantes se recusam a deixar área comercial após líderes terem se rendido ao governo











Fonte: Estadão
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir