Categoria Policia  Noticia Atualizada em 25-05-2010

Panahi será libertado nesta terça-feira após pagar fiança de 160 mil euros
Diretor está preso por fazer filme tido como subversivo por autoridades. Detido deste 1º de março, ele pode ser solto às 19h (12h30 em Brasília).
Panahi será libertado nesta terça-feira após pagar fiança de 160 mil euros
Foto: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/panahi-se


O cineasta iraniano Jafar Panahi será libertado nesta terça-feira (25) após pagar fiança de 160 mil euros (US$ 195 mil), afirmou sua mulher.

"De acordo com as informações que recebemos, ele sairá entre as 19h (12h30 em Brasília) e as 23h no horário local (16h30 em Brasília).

A fiança já foi depositada", explicou ela à agência sindical de notícias local "Ilna".

Na última segunda-feira, a Justiça do Irã ordenou a libertação, sob pagamento de fiança, do diretor. A informação foi divulgada pelo procurador-geral de Teerã, Abbas Jafari Dolatabadi.

O promotor Dolatabadi disse à agência de notícias ISNA que "no encontro que tivemos com ele na quinta-feira (20), analisamos seu pedido de ser libertado antes de uma audiência judicial, e foi decidido que ele será libertado após pagamento de fiança. O trabalho judicial e burocrático relativo a seu caso está em curso no momento."

Foi o próprio responsável judicial quem ontem à noite anunciou que o diretor, que despertou uma onda de apoio internacional, seria colocado em liberdade após pagar fiança nesta semana.

Panahi, 49, está detido na prisão de Evin, no Irã, desde 1º de março, por estar produzindo um filme sobre as disputadas eleições presidenciais de 2009, vencidas por Mahmoud Ahmadinejad. O cineasta chegou a iniciar uma greve de fome.

Ausente em Cannes
Na 63ª edição do Festival de Cannes, Panahi afirmou ser inocente da acusação de fazer filmes contra líderes iranianos, em uma carta escrita na prisão e que foi divulgada no festival. "Sou inocente. Não fiz nenhum filme contra o regime iraniano", afirmou na mensagem.

Panahi, ganhador da Palma de Ouro do Festival de cinema Cannes em 1997 por seu filme "O sabor das cerejas", tinha sido convidado nesta edição para fazer parte do júri.

A partir da localidade francesa, seu mestre Kiarostami classificou sua situação de vergonhosa, denunciou a perseguição do atual Governo aos artistas em geral e aos cineastas em particular, e pediu a imediata libertação de seu colega.

Outros cineastas de renome, como Steven Spilberg, haviam pedido a libertação.




Diretor está preso por fazer filme tido como subversivo por autoridades.
Detido deste 1º de março, ele pode ser solto às 19h (12h30 em Brasília).

Panahi será libertado nesta terça-feira após pagar fiança de 160 mil euros

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir