Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-05-2010

Entrevista com o novo Secretario de Planejamento de Marataízes
"Fomos conhecer o pensamento profissional de Alecxandre Pepe, Físico especializado em Administração Pública pela FESP/SP, pós-graduado em Automação Industrial pela ISES e Mecatrônica pela UERJ, ex-secretário de Planejamento do município de Niterói-RJ"
Entrevista com o novo Secretario de Planejamento de Marataízes
Foto: Renato Alves


Fomos conhecer o pensamento profissional de Alecxandre Pepe, Físico especializado em Administração Pública pela FESP/SP, pós-graduado em Automação Industrial pela ISES e Mecatrônica pela UERJ, ex-secretário de Planejamento do município de Niterói-RJ e que agora é o novo responsável pelo Planejamento Estatal do Município de Marataízes.

Reportagem: Considerando que o Senhor assumiu a Pasta há pouco tempo, pergunto: este tempo já foi suficiente para entender a dinâmica da prefeitura?

Alecxandre Pepe: Parto da orientação administrativa do prefeito, que deseja ver implementado a transparência administrativa, integração operacional entre as Secretarias e entre setores da Administração, de modo que tais diretrizes, somado a implementação de Justiça Fiscal, formam meu norte inicial de trabalho.

Nesse sentido, já pude perceber os ambientes desse trabalho, as características funcionais de cada setor, bem como o modelo administrativo vigente, de modo que a partir dessa análise inicial procuraremos conciliar a prática atual com a implantação progressiva da prática que entendemos como mais adequada para que consigamos atingir os objetivos propostos.

Reportagem: Dentro dessa filosofia quais são as ações iniciais?

Alecxandre Pepe: Estamos de imediato reestruturando a dinâmica de reuniões de trabalho do 1º escalão, pois antes tínhamos reuniões periódicas em que participavam todos os secretários. Percebemos que além de longas, tais reuniões não produziam a efetividade esperada, uma vez que como eram muitos e bastantes variados os temas a serem debatidos, naturalmente alguns desses temas eram mais afetos a determinadas pastas e não a outras.

Nesse sentido, propusemos que as reuniões, em regra, não sejam mais realizadas com todas as Secretarias de uma só vez, programando-se as reuniões de modo setorial.

Reportagem: Como assim, explique melhor.

Alecxandre Pepe: Por exemplo, na área econômica, ao invés de visualizar uma secretaria municipal para cada setor econômico, como se estes setores fossem estanques, ao contrário do modo tradicionalmente feito - Secretarias de Pesca, Agricultura, Turismo, Finanças, etc - analisaremos o todo, como partes integrantes deuma estrutura única e responsável pelo desenvolvimento econômico da cidade.

Reportagem: Já que será setorizado, como será a divisão desses setores?

Alecxandre Pepe: Em princípio estamos dividindo a Estrutura nas seguintes áreas: social, econômica, territorial, política, administrativa e jurídica.

Porém, é importante ressaltar que tal divisão é meramente orgânica, realizada para facilitar o processo de decisão de temas pontuais, de modo que nada impede, que ocasionalmente, esteja reunido todo o staff da prefeitura para discutir determinado assunto.

Reportagem: O senhor nos disse no início da entrevista, que um dos focos prioritários é a transparência e a justiça fiscal, o que significa?

Alecxandre Pepe: Entendemos que trabalhar com transparência governamental é possibilitar que a sociedade tenha conhecimento de todos os atos do Governo.

Para isso, temos que aprimorar nossos instrumentos, temos que melhorar o conteúdo do site oficial da Prefeitura, temos também que criar novos mecanismos de comunicação e interação com a sociedade, como, por exemplo, o Informativo Oficial que estamos desenvolvendo em parceria com a Assessoria de Comunicação.

Outra iniciativa é a criação de um link no site da Prefeitura, idealizado para funcionar nos moldes de um Blog, cujo objetivo é oferecer a comunidade um ambiente interativo para que a sociedade acompanhe e opine sobre as diversas ações, por exemplo, acompanhe e opine sobre cada obra em andamento na cidade.

Reportagem: Parecem-nos serem boas as práticas propostas, mas quando começam tais ações?

Alecxandre Pepe: Muitas já começaram e outras estão sendo implementadas de imediato. Em junho estaremos realizando uma Audiência Pública para que o Governo apresente a comunidade sua diretriz orçamentária para 2011 e também preste contas das principais ações até aqui empreendidas.

Reportagem: Para finalizarmos, o Senhor também começou falando em justiça fiscal, do que se trata?

Alecxandre Pepe: Entendemos que para termos uma sociedade mais justa, precisamos tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais para ao fim do processo termos para todos, um tratamento justo e igualitário idealizado a partir de parâmetros pré-fixados.

Como exemplo desse fator, verificamos graves disparidades e distorções sociais no modelo fiscal até então adotado, de forma que estamos implementando e expandindo certas políticas sociais para o setor, tal como a possibilidade que a Administração está oferecendo a milhares de contribuintes que hoje estão inscritos em dívida ativa, correndo o risco de uma execução judicial, de poderem regularizar seus débitos junto a Fazenda Municipal, através de parcelamento da dívida em até 36 meses e abatimento do valor de multa e juros em percentuais que vão de 60 a 95 % conforme o caso.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir