Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-05-2010

CAPIXABAS QUE NOS DíO ORGULHO
Como é bom estar de volta!
CAPIXABAS QUE NOS DíO ORGULHO

Estivemos no que chamo de "período de reclusão". Às vezes se faz necessário nos ausentar um pouco para nossa reflexão sobre nós mesmo e o mundo a nossa volta. E assim, estando nesse período, pudemos estar preparando-nos mais e mais para que nossos textos nesta coluna ficassem cada vez melhores para seu deleite, leitor amigo.

Durante esse tempo, tivemos algumas idéias, e uma delas é estarmos fazendo homenagens a Capixabas que muito nos orgulham com seu trabalho e com o que estes fizeram e tem feito pelo nosso Estado.

Estamos lançando hoje, a série "Capixabas que nos Dão Orgulho". A palavra "capixaba" em Tupi-Guarani significa "roçar o mato para plantar o milho". Somos sinônimo de trabalho. E será sobre os trabalhos e ações de alguns dos tantos Capixabas que falaremos em nossa série.

Para começar, selecionamos um velho e muito querido amigo de Cachoeiro de Itapemirim, conhecido em todo o Estado por seus projetos e seu trabalho como excelente médico, mas principalmente, pela figura humana que o nosso Dr. Abel Sant’Anna Junior.

Filho de um dos prefeitos mais saudosos de Cachoeiro, Abel Sant’Anna (1963 a 1967) e de Dalva Melo Sant’Anna; nascido em 01 de janeiro de 1953 na cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES; passou a infância e adolescência em Cachoeiro onde estudou nos colégios Maria Sant’Anna e Pedro Palácios; o ensino médio fez nos colégios salesianos de Boa Esperança, Pará de Minas (MG), Vitoria e no Colégio Elefante Branco de Brasília; Prestou vestibular para Medicina na Faculdade de Medicina de Campos no ano de 1971, vindo a se formar Medico no ano de 1976; terminou Residência Medica no ano de 1978 quando retornou para Cachoeiro para exercer a profissão. De 1978 até os dias de hoje trabalha como Medico Clinico Geral e Intensivista na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Evangélico e no Hospital Unimed de Cachoeiro de Itapemirim; nesse período foi medico da Prefeitura municipal onde por nove anos coordenou o Serviço de Tuberculose do Sul do Estado, sediado em Cachoeiro; Exerce há dez anos o cargo de delegado da Seccional Sul do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo; exerceu os cargos de Diretor Clinico da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Unimed de Cachoeiro; entre os anos de 2006 e 2010 exerceu o cargo de Diretor Medico Social da Unimed Sul Capixaba.

Desenvolve na cidade de Cachoeiro de Itapemirim desde o ano de 1997 um lindo trabalho social filantrópico e sem fim lucrativo que envolve crianças e adolescentes com idade entre 05 e 17 anos, estimulando atividades esportivas (Basiléia esporte clube), sócio/educativas como: informática, reforço escolar, trabalhos de moral e civismo, culturais, dentre tantos outros, como aulas de musica, grupo de folclore na comunidade quilombola de Monte Alegre, e que atende a um número aproximado de 450 crianças. Durante seu período profissional recebeu convites de amigos para participar da política local, sem nunca ter aceitado os mesmos por entender que naquele momento seu trabalho era direcionado a pratica da medicina e dos trabalhos sociais.

Sempre preocupado com seu povo, Dr. Abel é um amigo da população, estando sempre presente nas comunidades, com reuniões e encontros, para saber suas carências e anseios, como ele diz, "não é visita de médico, mas de um amigo".

Dr. Abel é um exemplo de Capixaba que nos enche de orgulho, tanto como médico, quanto como humano que preocupado com o futuro sociocultural e ambiental de nosso planeta, sempre desenvolve ações onde cada pessoa tem sua importância sóciopolítico na formação de nossa sociedade.

Parabéns Dr. Abel! Receba nossas homenagens e que o povo Capixaba veja e se espelhe em seu trabalho e nesta pessoa que temos tanto orgulho de chamar de Cidadão Capixaba.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Hudson Giovanni    |      Imprimir