Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2010

TURISMO SUSTENTÁVEL
Reunião dos integrantes da OMT para tratar do Turismo Sustentável no mundo
TURISMO SUSTENTÁVEL

A OMT - Organização Mundial de Turismo - www.world-tourism.org é um braço da ONU - Organização das Nações Unidas - para o desenvolvimento da indústria turística no mundo. Situa-se em Madri, Espanha, na Rua Capitão Haya, 42, onde são promovidas suas reuniões internacionais.

Atualmente a OMT conclama os países membros a se dedicar ao turismo sustentável e ecológico. Apesar dos desmatamentos, pesca predatória, ataques à fauna e à flora, o turismo ecológico desenvolve-se razoavelmente em decorrência de uma conscientização que vai surgindo a duras penas Quanto ao turismo sustentável...

O que é isto?

É desenvolver as atividades turísticas na comunidade, mediante seus próprios recursos humanos, técnicos e naturais. O que falta para isso, é a capacitação de pessoas residentes, em consequencia da inércia e omissão dos poderes públicos municipais. A maioria dos orientadores orçamentarios das prefeituras - aqueles que manuseiam a distribuição de dotações orçamentários - consideram um ônus para os municípios" tudo aquilo que se refere à normatização do turismo e que dependa de verbas. Todavia, em muitos casos, empregam em outros setores, verbas inclusive federais e estaduais, destinadas ao turismo.

Existem exemplos positivos que merecem divulgação. O município capixaba de Venda Nova do Imigrante é um deles. Quando se poderia prever que o simples e humilde angu seria capaz de promover o turismo? Hoje a Festa da Polenta é conhecida até na Europa.

No litoral sul do Espírito Santo são múltiplas, as possibilidades de se promover o turismo sustentável: cana de açúcar, abacaxi, mandioca (aipim), coco, peixe, artesanato e folclore, além das praias, lagoas e suas comunidades receptivas, onde o turista é sempre bem vindo. O couro do peroá é jogado no lixo, por incrível que pareça. Segundo consta, já existe um curtume na região. Merece o apoio das autoridades.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Miguel Ribeiro Gomide    |      Imprimir