Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2010

Após resolução,Itália apoia retomada de diálogo com o Irã
BERLIM - O chanceler italiano, Franco Frattini, após se reunir com seu par alemão, Guido Westerwelle, defendeu nesta terça-feira (8) que, junto à nova resolução com punições ao Irã, a comunidade internacional deveria "lançar um apelo formal" para que esse
Após resolução,Itália apoia retomada de diálogo com o Irã

"Seria oportuno que, assim que adotada a resolução [de um novo pacote de sanções para frear o programa nuclear iraniano, por parte do Conselho de Segurança da ONU, ndr.], a comunidade internacional lançasse um apelo formal ao Irã para que voltasse às negociações", afirmou Frattini ao ser questionado sobre o tema.

"Esperamos a resolução do Conselho de Segurança", complementou. Ontem, após o fracasso de Brasil e Turquia nas discussões do órgão das Nações Unidas, uma nova resolução foi determinada.

O rascunho do texto já estaria pronto e poderia ser aprovado nos próximos dias, segundo os diplomatas da ONU. Mas, ainda a pedido dos dois membros não-permanentes -- que no último mês conseguiram firmar um acordo com o governo de Mahmoud Ahmadinejad --, o Conselho de Segurança deve realizar mais uma reunião antes da votação.

Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores alemão informou que "Teerã deve ser transparente, deve ser clara (...). Estamos prontos a negociar, mas não podemos aceitar a desestabilização da segurança, porque a arma atômica é contra o direito internacional".

"O Irã pode usar a energia atômica para fins civis e nós o apoiamos nisso, mas não pode ter uma arma nuclear", completou.

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir