Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2010

Conselho de Segurança votará sanções contra o Irã na quarta-feira
O Conselho de Segurança das Nações Unidas votará amanhã a imposição de uma quarta rodada de sanções ao Irã por se recusar a cessar seu enriquecimento de urânio, apesar do acordo alcançado com Brasil e Turquia no mês passado.
Conselho de Segurança votará sanções contra o Irã na quarta-feira
Foto: www.maratimba.com

"Os patrocinadores do projeto de resolução sobre o Irã anunciaram que a resolução será levada a votação amanhã de manhã", disse hoje, na saída de uma reunião do órgão, seu presidente rotativo, o embaixador do México Claude Heller.
Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU realizaram hoje um encontro a portas fechadas para analisar a proposta apresentada por Brasil e Turquia - membros não-permanentes do organismo - de realizar um debate aberto antes da votação.
Sobre o assunto, Heller disse que será realizada outra reunião para discutir o caso iraniano, na qual poderão participar outros países da ONU, mas também a portas fechadas.
As delegações brasileira e turca afirmam que um debate aberto permitirá que cada país explique suas posições, enquanto outros membros do órgão o consideram redundante, já que durante a votação os delegados têm o direito de tomar a palavra para exporem seus argumentos.
Brasília e Ancara se opõem às sanções e pedem mais tempo para a diplomacia, depois do acordo que alcançaram em maio com o Irã.
Segundo o acordo, Teerã se compromete a entregar à Turquia 1,2 tonelada de urânio enriquecido ao 3,5%, que será recuperado um ano depois como 120 quilos de combustível nuclear a 20% para ser utilizado em um reator científico.
Por outro lado, os países partidários das sanções consideram ingênua a posição de brasileiros e turcos, já que, segundo eles, o acordo não impede que o regime iraniano desenvolva armas nucleares com o restante de suas reservas de urânio.
No dia seguinte à assinatura do acordo, os Estados Unidos, com o apoio de Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, apresentaram um projeto de resolução que reforça o atual regime de sanções contra o Irã e estabelece novas restrições.
Após semanas de negociações com os outros membros do Conselho de Segurança, o documento que será votado amanhã suavizou algumas das medidas contra Teerã, assim como as obrigações de outros países a cumpri-las.
No entanto, impõe pela primeira vez restrições para a venda de armas convencionais ao Irã e endurece o regime de inspeções a embarcações e aviões iranianos, além de atividades financeiras e bancárias do país.
Fontes diplomáticas ocidentais disseram à Agência Efe que os promotores das sanções contam com os votos necessários para sua aprovação, mas esperam que Brasil, Turquia e, talvez, Líbano, votem contra.

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir