Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 16-06-2010

TURISMO SUSTENTÁVÉL II
Na foto, a pamonha de Minas, a fruta pão e o abricó do Espírito Santo.
TURISMO SUSTENTÁVÉL II

Com o mesmo título, mencionou-se aqui, um bom exemplo de incentivo ao turismo sustentável: a Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante - ES - e em decorrência, o que poderia ser feito - com os mesmos objetivos - no litoral sul capixaba, através de seus produtos naturais: cana de açúcar, abacaxi, coco, jaca, mandioca - aipim - fruta pão, abricó e couro de peroá.

Da cidade mineira de Abaeté às margens do Lago de Três Marias -www.abaeteminas.com.br outro exemplo de gastronomia com produtos locais: a pamonha e diversificadas delícias do milho verde.

O incentivo em Abaeté corre por conta do pesquisador Otair Miranda em seu estabelecimento denominado Caipirismo.

Nas Alterosas, em Juiz de Fora, berço do consagrado poeta Belmiro Braga, a jornalista, escritora e pesquisadora Isabel Pequeno, editou em 2001, o livro "Cozinhas de Minas - Uma saborosa viagem através dos tempos". Em Abaeté, Otair Miranda quer um exemplar do mencionado livro. A autora esclarece que a edição está esgotada e no momento prepara uma segunda edição da relevante obra. No embalo do garfo, a sugestão para que ela amplie o conteúdo da próxima edição, para "Cozinhas de Minas e Capixaba..."; mesmo porque, os mineiros dizem que o Espírito Santo é Minas com mar...

Tudo isso comentado e estimulado aqui no site Maratimba - www.maratimba.com –

Observe a formação de uma corrente a partir de iniciativa da empresária Geovânia Cesar Guimarães - www.expressrecargas.com.br - com muitos elos e um resultado positivo também exemplo de turismo sustentável, reunindo pessoas em defesa do desenvolvimento regional.



    Fonte: O Autor
 
Por:  Miguel Ribeiro Gomide    |      Imprimir