Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-06-2010

Dunga negou exclusiva à Globo antes de xingar jornalista
Alex Escobar avisava Tadeu Schmidt por telefone que não poderia entrevistar jogadores. Fifa decide que não vai punir treinador.
Dunga negou exclusiva à Globo antes de xingar jornalista
Foto: http://novohamburgo.org/site/esportes/copa-do-mundo-20


Surge uma explicação para a confusão entre Dunga e o jornalista Alex Escobar na entrevista coletiva depois da partida entre Brasil e Costa do Marfim.

Leia Mais

Dunga xinga jornalista da Rede Globo e pode ser punido pela Fifa

Segundo o repórter Mauricio Stycer, do portal UOL Esporte, que está na África do Sul para a cobertura da Copa do Mundo 2010, o treinador da Seleção Brasileira vetou entrevista exclusiva previamente acordada entre a Rede Globo e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Ricardo Teixeira.

Luis Fabiano, autor de dois gols no jogo, era um dos alvos de Escobar. As entrevistas seriam exibidas durante o Fantástico, no domingo, dia 21, horas depois da vitória brasileira por 3 a 1 sobre os marfinenses que garantiu a classificação às oitavas-de-final do Mundial.

O incidente ocorreu quando o jornalista da TV Globo conversava ao telefone com o colega apresentador Tadeu Schmidt, exatamente sobre o assunto. O técnico percebeu e perguntou: "Algum problema?". Escobar respondeu: "Nem estou olhando para você, Dunga!". O técnico replicou: "Ah, achei que tinha". Pensando estar alheio aos microfones, sussurrou os palavrões "besta, burro, cagão!".

Jornalistas que estavam na sala de entrevistas ouviram Alex Escobar desabafar: "Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão".

CBF - Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva, conforme o repórter do UOL. A tarefa de Paiva é mediar o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. No cargo há nove anos, dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política imposta pelo técnico.

Essa seria pelo menos a segunda vez que Dunga nega uma exclusiva à Rede Globo na África do Sul. Informações que circulam na Internet revelam que o capitão do tetra teria tratado com firmeza a jornalista Fátima Bernardes ao não cumprir acordo que, supostamente, a emissora tinha com Teixeira para gravar na concentração na véspera da estréia contra a Coréia do Norte. Disse que só falaria em coletiva.

Fifa anuncia que não vai punir treinador.
A Federação Internacional de Futebol e Associados – Fifa anunciou nesta terça-feira, dia 22, que não encontrou evidências para abrir processo disciplinar contra Dunga. A informação foi divulgada pelo porta-voz da entidade, Pekka Odriozola.

O treinador poderia ser punido por ter ofendido, além de Alex Escobar, o árbitro Stéphane Lannoy e o atacante Didier Drogba, da Costa do Marfim. Corria o risco de ser enquadrado no artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa, que diz que "qualquer pessoa que ofenda alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções".

O caso lembra o episódio envolvendo o técnico da Seleção Argentina, Diego Maradona. Após a classificação para a Copa do Mundo, ele ofendeu profissionais da imprensa e foi suspenso por dois meses e multado em cerca de R$ 36,6 mil. Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o brasileiro não foi punido, Pekka disse não ter detalhes sobre a decisão. Apenas informou que o vídeo da coletiva foi examinado e não foram encontrados indícios para a abertura de processo.




Dunga negou exclusiva à Globo antes de xingar jornalista
Alex Escobar avisava Tadeu Schmidt por telefone que não poderia entrevistar jogadores. Fifa decide que não vai punir treinador.


 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir