Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-06-2010

Pernambuco registra a 13ª morte causada por enchentes
Um agente de saúde de 33 anos é a 13ª vítima fatal das enchentes que atingem o estado do Pernambuco. Segundo moradores de Barreiros, na Zona da Mata, onde o agente vivia, ele foi arrastado pelas águas do Rio Una.
Pernambuco registra a 13ª morte causada por enchentes
Foto: http://2.bp.blogspot.com/_2YwBNAKn-7Y/SYQf_Ks7BbI/AAAA


Com esta, sobem para 42 as mortes em Alagoas e Pernambuco por causa das chuvas. Em Alagoas, são 29 mortos confirmados.

Dois hospitais de campanha serão montados nos municípios de Barreiros e Palmares. Um avião Hércules da Aeronáutica chegou a Recife ontem carregado com 11 toneladas de material para a montagem da unidade de saúde em Barreiros. A estrutura que será usada é a mesma que foi feita para atender vítimas do terremoto no Haiti. Quando estiver montado, a unidade terá capacidade para receber, por dia, 400 pacientes. A equipe é formada por 14 médicos, um enfermeiro e 20 técnicos em enfermagem.

- Nessa fase agora estamos esperando mais doenças infecto-parasitárias como leptospirose, possivelmente a hepatite, febre, amidalite e infecções em gerais. Mas estamos preparados para atender todas as infecções - disse o coronel Jorge Vianna Annibal, coordenador do hospital de campanha da Aeronáutica, que espera iniciar os atendimentos ainda nesta quarta.

Barreiros é um dos municípios mais castigados pelas chuvas. Muitos estão às margens da PE-60, pedindo ajuda a quem passa de carro. Alguns tiveram que ficar em cima dos telhados, para escapar do alagamento da semana passada, e salvar eletrodomésticos. A região está sem energia e não tem água potável.

A Defesa Civil de Pernambuco enviou ainda, por helicóptero, dez médicos do Exército para atendimento nesta quarta-feira, na cidade de Água Preta.

O Exército também enviará na manhã desta quarta-feira, três caminhões carregados de doações, a maioria alimentos e água, além de barracas para atenderem aos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros.

Já foram somados, até a manhã desta quarta-feira, 25 toneladas de donativos, entre roupas, alimentos, material de higiene pessoal e água

Em Correntes, cinco pontes caíram e 30 casas foram destruídas - 40% das casas da Zona Urbana foram invadidas. Há 2 mil pessoas estão entre desabrigadas e desalojados. Em Bom Conselho, o problema foi na Zona Rural, que arrastou parte do paredão de um açude.

Em Quipapá, mais de 700 pessoas estão desalojadas e 130 estão desabrigadas. Segundo a Defesa Civil, 23 casas foram danificadas e 29 destruídas. A cidade também decretou estado de calamidade pública.

Em Pernambuco, aumentou para 54 o número de municípios afetados pelas chuvas , dos quais 30 estão em situação de emergência e nove em estado de calamidade pública. Segundo a Cordenadoria da Defesa Civil de Pernambuco, 42 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Ainda não há número oficial de desaparecidos. O número de mortos permanece em 12.

Um hospital de campanha será montado pelas Forças Armadas na cidade de Barreiros, na Zona da Mata. Um avião da Aeronáutica chega hoje ao estado carregado com 11 toneladas de material para a montagem da unidade de saúde. O transporte até Barreiros será feito por caminhão e a instalação deve começar a ser feita nesta quarta-feira.




Pernambuco registra a 13ª morte causada por enchentes
Um agente de saúde de 33 anos é a 13ª vítima fatal das enchentes que atingem o estado do Pernambuco. Segundo moradores de Barreiros, na Zona da Mata, onde o agente vivia, ele foi arrastado pelas águas do Rio Una.


Fonte: O GLOBO
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir