Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2010

Ministério da Pesca faz estudo para implantação de porto em Itaipava.
Gabriel Monteiro e Lucas Costa, consultores da empresa Ernst & Young foram contratados pelo Ministério da Pesca e visitam a praia de Itaipava para iniciar um estudo da cadeia produtiva da Pesca no Espírito Santo. No início o estudo está sendo realizado n
Ministério da Pesca faz estudo para implantação de porto em  Itaipava.
Foto: Ita Nunes



Gabriel Monteiro e Lucas Costa, consultores da empresa Ernst & Young foram contratados pelo Ministério da Pesca e visitam a praia de Itaipava para iniciar um estudo da cadeia produtiva da Pesca no Espírito Santo. No início o estudo está sendo realizado no Sul, mas poderá abranger o norte do estado. O estudo consiste num projeto de quatro meses e é dividido em quatro etapas, são elas:
Primeira etapa: Caracterização da cadeia produtiva para entender como funciona a mecânica da pesca, da capturação do peixe à comercialização do mesmo.
Segunda etapa: Estudo de demanda de oferta, onde a dupla pesquisam as necessidades do setor nos municípios do litoral sul (Guarapari, Itaipava, Presidente Kennedy, entre outros), para definir o tipo de estrutura mais adequada para cada região.
Aqui em Itaipava eles perceberam a necessidade de um porto pesqueiro para desembarque, assoreamento da praia, implantação de fábricas de gelo e comércio para venda de diesel no porto a ser implantado para facilitar o trabalho dos pescadores. Vendo esta necessidade Gabriel Monteiro e Lucas Costa irão transmitir as informações ao Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA para que o projeto possa ser implantado na região.
Terceira etapa: Em breve, a visita de uma equipe de engenheiros civis e engenheiros ambientais para fazer o estudo da viabilidade e possibilidade da implantação do projeto.
Quarta etapa: Modelagem econômica que consiste no estudo do orçamento.
— "A região do Espírito Santo está em evidência no cenário da pesca nacional, principalmente a frota de Itaipava, pois mesmo sendo caracterizada como pesca artesanal, obtém resultados interessantes." – disse Gabriel Monteiro.
Os profissionais conversaram diretamente com os pescadores e mestres, pois a idéia do projeto é ajudar a região em sua infra-estrutura, entender como a frota de Itaipava obtém bons resultados mesmo diante das dificuldades e transmitir para as outras regiões do país.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir