Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2010

Uma casa portuguesa com certeza...
Quando a seleção brasileira esteve jogando contra Portugal, uma residência em Marataízes...
Uma casa portuguesa com certeza...
Foto: José Rubens Brumana

Quando a seleção brasileira esteve jogando contra Portugal, uma residência em Marataízes estava vestida das cores lusitana. Quem passou por uma rua na Barra do Itapemirim, visualizou na varanda duas bandeiras: uma do Brasil e outra de Portugal. É a primeira pista que ali estavamos em desvantagens. O secretário de Esportes de Marataízes Sandro Farias, que viveu 14 anos em Portugal, tem um casal de filhos e esposa, nascida em Espinho, norte do país, que residem desde 2004, em Marataízes. Torcedores do Porto, Vitor Hugo, 10 anos, Ângela Maria, 6 anos e Sonia receberam da família a camisa da seleção lusitana. A matriarca veste uma em que o retrato do craque português Cristiano Ronaldo aparece de forma gigantesca. O mais prudente e o filho Vitor Hugo. "Vou torcer para que dê empate", falou olhando timidamente para o pai. Já a sorridente Ângela foi efusiva: "Para Portugal". Todos os dois se dizem apaixonado e integrado em nossa sociedade. Possuem dupla nacionalidade. Sônia que é fã de voleibol, onde acompanhou a carreira vitoriosa de seu marido que jogou no time do Espinho por 11 anos, sagrando por 7 vezes campeão português, mensura que o coração lusitano batera mais forte. "Amo Marataízes, mas sou portuguesa, ó pá!"

O casal mostra os jornais que recebem semanalmente de Espinho. O Jornal de Espinho enfoca generalidades. Defesa de Espinho é o mais antigo e Bancado Central trás somente matérias esportivas. Uma curiosidade levantada pelo casal e que diferencia dos nossos jornais é uma página dedicada diariamente ao obituário com fotos dos falecidos. "Minha mãe começa a leitura por essa coluna. Quer verificar quem faleceu em Espinho". A cidade é famosa por suas praias e cassinos.

Sandro cercado por lusitanos, enfatizou que a seleção venceria. "Foi um jogo apertado, mas a nossa seleção é melhor. Os times só enfrentarão se forem para a final. Nesse caso tenho de sair de casa", risos.





















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir