Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-06-2010

O QUE ESPERAR DE UMA CONSULTA MÉDICA?
O que um clínico geral faz? Primeiro ele escuta e anota o que o paciente está querendo resolver, depois verifica se o que ele está querendo está realmente de acordo com o que ele precisa
O QUE ESPERAR DE UMA CONSULTA MÉDICA?
O QUE ESPERAR DE UMA CONSULTA MÉDICA?

Uma grande parcela da população ainda não sabe o que um clínico faz, quem ele atende, não sabe o que esperar de uma consulta médica.

O que um clínico geral faz? Primeiro ele escuta e anota o que o paciente está querendo resolver, depois verifica se o que ele está querendo está realmente de acordo com o que ele precisa, confirma o diagnóstico com exame físico, explica de forma clara o que está acontecendo e como será o tratamento da doença, o efeito esperado de cada medicamento, possíveis efeitos colaterais, etc., e, se for necessário, solicita exames complementares ou encaminhamentos a especialistas, lembrando que na grande maioria dos casos não há real necessidade de exames ou especialista numa primeira consulta.

Quem o clínico geral atende? Pessoas de qualquer idade, desde recém-nascidos a idosos, gestantes, pacientes hipertensos, diabéticos, submetidos a cirurgias, etc., resumindo: o clínico geral atende quem precisa de ajuda médica ou quem já está sendo acompanhado, mas ainda está com alguma dúvida.

O que esperar de uma consulta com um clínico geral? Ouso dizer que uma pessoa que procura um clínico geral pode esperar pela cura de sua "doença". Uma criança com infecção de garganta realmente vai ficar curada após o tratamento, um idoso com artrose de coluna vai ficar aliviado de sua dor e curado da dúvida que ele tinha sobre sua enfermidade... Muitas são as doenças que não tem cura, mas na pior das hipóteses a dúvida sempre tem cura, saber qual é a sua doença, o que esperar do tratamento e, principalmente, ter a quem recorrer em caso de alguma recaída. Esse é o segredo do bom atendimento e é isso que garante a melhora real do paciente e o sucesso do tratamento.

Cabe ao clínico ir além da observação da parte doente, ir em direção ao todo, identificando as possíveis causas da doença e conhecendo cada individuo e seu processo de adoecer único. Para nenhum outro é tão verdadeira a frase que "não existem doenças e sim, doentes."

Aproximadamente 80% das pessoas que precisam de atendimento médico não precisam de especialistas, a grande maioria das doenças também não precisa de exames complementares para serem confirmadas, basta uma boa anamnese (conversa com o paciente) e exame físico. Infelizmente a nossa sociedade atual está apegada a exames e especialistas tentando com isso preencher o espaço deixado pelo falta do "verdadeiro" médico que reúne tudo que a pessoa está sentindo e filtra o que precisa ser feito em primeiro lugar sem se descuidar das outras situações, claro.

Precisamos deixar os especialistas fazerem o seu trabalho, cuidar de quem realmente precisa de ajuda especializada respeitando esse importante profissional. Um especialista fica no mínimo indignado quando recebe em seu consultório um paciente com uma enfermidade que não se enquadra no que ele se propõe a tratar e é frustrante para ambas as partes quando este se retira do consultório com a notícia de que procurou um médico "errado", de que seu problema permanece sem solução e de que era para ter se consultado com outro especialista ou com o clínico geral.

A saúde precisa dessa evolução e o SUS já percebeu isso e está investindo cada vez mais na Atenção Primária deixando para os especialista o que realmente é o trabalho dele.

Fonte: O Autor
 
Por:  Luciano Scala    |      Imprimir