Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 01-07-2010

BUNDÕES
O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.
BUNDÕES

Aqui está o mais puro exemplo de como temos, muitas vezes, de nos adaptar a atitudes tomadas no passado: a bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos (e no resto do mundo, em geral) é de 4 pés e 8,5 polegadas.

Por que esse número "mágico" foi utilizado? Porque essa era a bitola das ferrovias inglesas e como as americanas foram construídas pelos ingleses esta foi a medida utilizada. Por que os ingleses usavam essa medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias, e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças. Por que das medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham essa medida. E por que tinham essa medida? Porque essas estradas foram abertas pelo antigo Império Romano, quando de suas conquistas, e tinham suas medidas baseadas nas antigas bigas romanas. E porque as medidas das bigas foram definidas assim? Porque foram estipuladas para acomodar dois traseiros de cavalos que puxavam as bigas! E, finalmente...

O ônibus espacial americano, Space Shuttles, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB – Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém, tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha férrea.

Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.

Bom, esse texto era pra falar dos "Vereadores Vaquinha de Presépio" (royalties para o Dr. CJ), aqueles que balançam a cabeça afirmativamente para tudo o que o prefeito manda, aqueles que em troca de uma "boquinha", um empreguinho pra um familiar ou um cabo eleitoral, um poste ou um pouco de saibro numa rua, nem discutem os projetos, apenas aprovam, sem ler e, quando lêem o fazem mal, sem entender (também já seria muito pedir que lessem e entendessem, ou uma coisa ou outra, no caso nem uma nem outra).

Era, o texto, pra falar dos VVP (Vereadores Vaquinha de Presépio), mas me empolguei tanto ao falar daqueles bundões que faltou espaço para falar dos outros.

Enfim, "moléstias partis, num é pra mim gambá não!", mas, tá provado que, Manél Manhães também é cultura!

Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir