Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-07-2010

SUS: QUALIDADE X QUANTIDADE
Prezado leitor, com rela��o � consulta m�dica, qual voc� acha mais importante qualidade ou quantidade?
SUS: QUALIDADE X QUANTIDADE

Prezado leitor, com rela��o � consulta m�dica, qual voc� acha mais importante qualidade ou quantidade? A resposta � muito simples: depende de quem voc� �. Parece confuso? Vou explicar.

Vamos tratar do SUS, mais precisamente da Estrat�gia de Sa�de da Fam�lia (ESF ou PSF) de Marata�zes. Se voc� for um usu�rio vai querer muita quantidade de consultas dispon�veis, muitos exames, muitos encaminhamentos e que seja tudo muito r�pido principalmente porque voc� s� procura o sistema quando realmente est� precisando, o que � muito justo uma vez que pagamos em dia nossos impostos e � obriga��o dos nossos governantes oferecer esse servi�o.

Se voc� for um gestor (coordenador, Secret�rio, Prefeito, etc.) seu objetivo ser� atender as expectativas dos usu�rios na medida do poss�vel porque os recursos s�o limitados, cumprir com todas as metas pactuadas e, acima de tudo, evitar reclama��es e eleitores insatisfeitos o que tamb�m est� corret�ssimo.

E se voc� for o m�dico? Resposta: Basta voltar vivo para casa no final do dia... N�s m�dicos n�o fomos treinados para quantidade, fomos treinados para QUALIDADE e respeito para com o paciente, quando conseguimos trabalhar em um local que nos permita atender com qualidade, voltamos satisfeitos pra casa, com aquela sensa��o de "dever cumprido" de que fizemos a diferen�a na vida de algu�m... esse sentimento n�o pode ser quantificado e n�o tem rela��o com valor de sal�rio. Por outro lado quando somos obrigados a atender QUANTIDADE precisamos ser muito r�pidos para dar conta do trabalho que passa a ser motivo de stress e reclama��es aumentando os n�meros de exames e encaminhamentos que poderiam ser evitados se houvesse tempo para uma boa consulta, voltamos pra casa insatisfeitos porque, no fundo, n�s sabemos que somos mais do que uma f�brica de pedidos de exames e encaminhamentos... Por isso, antes de reclamar que o m�dico n�o te "olhou nos olhos", n�o te examinou e que ficou o tempo todo de "cara feia" procure saber quantos ele atendeu naquele dia, se a prioridade dele � a quantidade, porque se for assim a situa��o fica p�ssima para ambas as partes como acontece, geralmente, nos pronto atendimentos.

Se um paciente veio � consulta m�dica para pedir um encaminhamento ao oftalmologista para trocar os �culos e est� perfeitamente saud�vel, ele ter� uma consulta r�pida correto? Mas na pr�tica isso n�o � o mais comum, o mais comum � aquele usu�rio que possui v�rias patologias como o seu fulano de 56 anos que tem hipertens�o arterial, diabetes, o colesterol esteve alto algumas vezes, o intestino n�o funciona bem, est� com dificuldades pra dormir, dores nas pernas e na coluna, boca amarga, zumbido no ouvido, o captopril est� dando tosse, a insulina acabou e o sexo j� n�o � com era antigamente... cada uma dessas doen�as ou sintomas precisa ter sua causa esclarecida, ser tratada, explicada ao paciente, anotada no prontu�rio, etc. n�o esquecendo dos efeitos colaterais da combina��o de cada rem�dio, priorizando as medica��es da farm�cia b�sica, explicar os hor�rios de tomar os rem�dios, os efeitos de cada um, dietas, atividade f�sica (...) Fazer tudo isso demanda certo tempo e aten��o, o m�dico precisa estar bem disposto (concorda leitor?).

Sempre fui muito bem recebido em todos os locais onde trabalhei, cidades no Estado de Minas, Rio de Janeiro e Esp�rito Santo sempre em busca de um local de trabalho onde eu pudesse atender com qualidade, um local onde a popula��o e os gestores me permitissem usar o que aprendi e acabei voltando para Marata�zes, longe de mim dizer que a sa�de de Marata�zes � perfeita mas o que vejo aqui s�o pessoas interessadas em melhorar, organizar, tornar a qualidade poss�vel, isso � o mais importante.

Concluindo eu gostaria de agradecer aos meus colegas de trabalho e meus superiores por me deixarem atender o usu�rio com o respeito que ele merece; garantir que vou atender com qualidade todas as pessoas que me procurarem para consulta m�dica e pedir a voc� leitor que trate com respeito todos esses funcion�rios, que respeite as regras de organiza��o de cada unidade e, principalmente, a �rea de abrang�ncia de cada ESF, fazendo isso estamos dizendo que "qualidade � sempre melhor que quantidade".

Luciano Scala

    Fonte: O Autor
 
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