Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-07-2010

Ferrous apresenta Projeto de Investimentos para o Sul do ES
O superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras, falou sobre os impactos dos investimentos para o Sul do Estado.
Ferrous apresenta Projeto de Investimentos para o Sul do ES
Foto: Divulgação / PMCI

Representantes da Ferrous Ressources do Brasil, um fundo de investidores internacionais com sede em Belo Horizonte, apresentou nesta ultima quinta-feira (8) a lideranças políticas e empresariais de Cachoeiro de Itapemirim e outros municípios do sul do estado os projetos de investimento para a região.

O primeiro projeto a ser implementado no litoral sul capixaba é a construção de um super porto de águas profundas para embarque de minério de ferro. O local é a região de Marobá e Praia das Neves, no município de Presidente Kennedy. Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Ferrous, Cristiano Parreiras Monteiro, o projeto está em fase de licenciamento ambiental.

A previsão é que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2011. A vinda dos representantes da Ferrous Ressources a Cachoeiro foi viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), dentro da agenda positiva do órgão que prevê a aproximação dos arranjos produtivos locais com os principais empreendimentos em andamento no estado, em especial no litoral sul capixaba. Segundo o superintentende de Meio Ambiente da Ferrous, no pico das obras de construção do porto a previsão é de que sejam gerados entre 3 e 3,5 mil empregos. Na fase de operação, prevista para o final de 2013, outros 600 postos de trabalho diretos.
Impactos positivos

Segundo o secretário, o projeto vai desencadear um cem números de atividades novas para a cidade e algumas já tradicionais, fazendo com que algumas empresas locais tenham que se adaptar e, em alguns casos, até se consorciar para que possam prestar serviços ou fornecer equipamentos. Os municípios do estado que receberão algum investimentos do fundo são Presidente Kennedy e Mimoso do Sul, aonde vai passar o mineroduto que ligará a mina de Viga, em Congonhas (MG), ao litoral de Presidente Kennedy.

A Ferrous Ressources do Brasil é formada por dez fundos de investimentos da Austrália, Inglaterra e Estados Unidos, além de pequenos investidores brasileiros. A sede fica em Belo Horizonte (MG). O anúncio sobre os investimentos da Ferrous no Espírito Santo foi feito em junho de 2008. Mas o fundo já vinha investindo no país, mais especificamente na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

A previsão inicial de investimentos no Espírito Santo é de R$ 2,7 bilhões até 2013. Mas esse montante pode ultrapassar os R$ 6 bilhões a longo prazo. Os projetos do fundo ficarão concentrados no litoral de Presidente Kennedy, perto da divisa com o Rio de Janeiro. São eles: um porto de grande calado, três usinas de pelotização, além de um mineroduto ligando Minas Gerais ao Espírito Santo, com aproximadamente 400 km de extensão. Pelo porto, a previsão é de exportar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

    Fonte: Divulgação / PMCI
 
Por:  Patrícia Côrtes    |      Imprimir