Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 12-07-2010

Bombas em Uganda matam 74 pessoas
Isl�micos somalis disseram na segunda-feira que lan�aram dois ataques a bomba em Uganda que mataram 74 torcedores de futebol que assistiam � partida final da Copa do Mundo pela televis�o, informou a televis�o Al Jazeera.
Bombas em Uganda matam 74 pessoas
Foto: www.maratimba.com

As explos�es nos momentos finais da partida do domingo aconteceram em dois locais lotados de pessoas na capital de Uganda, Campala: um restaurante de tem�tica et�ope e um clube de r�gbi.

Militantes do grupo Al Shabaab, na Som�lia, v�m amea�ando atacar Uganda por enviar tropas de manuten��o da paz ao pa�s an�rquico, para ajudar o governo apoiado pelo Ocidente.

A pol�cia disse que suspeitava que o Al Shabaab, grupo que afirma ter v�nculos com a Al Qaeda e combate o governo fr�gil da Som�lia, estivesse por tr�s dos ataques.

Um porta-voz do Ex�rcito de Uganda, Felix Kulayigye, disse: "Em um dos locais, investigadores identificaram a cabe�a decepada de um somali que suspeitamos possa ter sido o suicida respons�vel pelo ataque."

"Suspeitamos que seja a Al Shabaab porque o grupo vinha prometendo algo assim havia muito tempo", disse o porta-voz na segunda-feira.

Um comandante do Al Shabaab em Mogad�scio elogiou os ataques, mas admitiu n�o saber se seu grupo foi respons�vel por eles.

"Uganda � um pa�s infiel importante que vem apoiando o suposto governo da Som�lia", disse o xeique Yusuf Isse, comandante do Al Shabaab na capital somali.

"Sabemos que Uganda � contra o isl�, por isso estamos muito felizes com o que aconteceu em Campala. � a melhor not�cia que j� tivemos."

Um porta-voz do Ex�rcito do Burundi, que tamb�m contribui com tropas para a miss�o de paz na Som�lia, disse na capital, Bujumbura, que o pa�s tamb�m intensificou sua seguran�a.

Um americano est� entre os mortos, e o presidente Barack Obama, condenando os ataques que qualificou como deplor�veis e covardes, disse que Washington est� disposta a ajudar Uganda a ca�ar os respons�veis. A secret�ria de Estado norte-americana, Hillary Clinton, condenou os ataques contra "espectadores inocentes".

Um dos ataques aconteceu no restaurante Ethiopian Village, que estava repleto de torcedores de futebol e � frequentado por estrangeiros. O segundo ataque foi no Clube de R�gbi Lugogo, onde a final da Copa do Mundo tamb�m estava sendo transmitida.

Ataques coordenados s�o uma das marcas registradas da Al Qaeda e de grupos ligados � rede militante de Osama bin Laden.

"No momento, a cifra oficial � de 74 mortos", disse o porta-voz governamental Fred Olopot. "H� uma mulher branca, uma pessoa de ascend�ncia indiana e dez eritreus ou et�opes."

O Departamento de Estado dos EUA confirmou que um cidad�o americano morreu e cinco ficaram feridos. A entidade beneficente americana Invisible Children disse que um de seus membros, Nate Henn, de Wilmington, Delaware, morreu na explos�o do clube de r�gbi.

O presidente de Ugana, Yoweri Museveni, foi ao clube de r�gbi.

As explos�es aconteceram nos momentos finais da partida final entre Espanha e Holanda e deixaram os sobreviventes em choque, entre corpos e cadeiras espalhadas.

Terceira maior economia da �frica oriental, Uganda vem atraindo bilh�es de d�lares em investimentos estrangeiros, especialmente em seu setor petrol�fero e no mercado de d�vidas do governo.

Mas os investidores em Uganda e no vizinho Qu�nia, que compartilha uma fronteira porosa com a vizinha Som�lia, frequentemente citam a amea�a de militantes isl�micos como preocupa��o s�ria.

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir