Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2010

Turquia pede a Israel que tome medidas sobre invasão de flotilha
Ahmet Davutoglu, ministro turco das Relações Exteriores, em foto de 10 de junho
Turquia pede a Israel que tome medidas sobre invasão de flotilha
Foto: AFP

ISTAMBUL — O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, pediu nesta terça-feira a Israel que "tome as medidas necessárias" depois de o Exército israelense ter reconhecido que cometeu "erros" durante a invasão a um barco de uma flotilha de ajuda humanitária a Gaza.

"É positivo o fato de que pelo menos tenham admitido que houve erros", declarou à imprensa o ministro.

"Já que admitem que houve erros, esperamos que adotem as medidas necessárias. É um crime, não um erro", acrescentou.

A Turquia continua pedindo uma investigação internacional sobre a invasão efetuada por comandos israelenses, na qual morreram nove turcos em águas internacionais em 31 de maio, reiterou Davutoglu.

O Exército israelense reconheceu na segunda-feira "erros" no planejamento e na execução da violenta invasão à flotilha de ajuda humanitária a Gaza, mas justificou o recurso à força.

"Foram cometidos erros no processo de decisão, inclusive em um nível relativamente superior, que contribuíram para um resultado que não tínhamos desejado", explicou aos jornalistas o geral da reserva Giora Eiland.

"Durante essa investigação, descobrimos que houve erros profissionais relacionados ao mesmo tempo à coleta de informações e ao processo decisório", lamentou o general.

No entanto, o relatório de 150 páginas da comissão Eiland conclui que o recurso a disparos com balas reais foi "justificado", já que "pelo menos uma arma (de fogo)" estava a bordo do principal navio da flotilha antes da invasão israelense.

Turquia pede a Israel que tome medidas sobre invasão de flotilha.

Ahmet Davutoglu, ministro turco das Relações Exteriores, em foto de 10 de junho



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir