Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2010

Experiência pode definir o vencedor do trem de alta velocida
SÃO PAULO - O tempo de experiência na operação de trem de alta velocidade (TAV) será usado como critério de desempate se consórcios concorrentes propuserem o mesmo valor de tarifa-teto na seleção do projeto do TAV cujo leilão foi marcado para 16 de dezem
Experiência pode definir o vencedor do trem de alta velocida
Foto: revistaepoca.globo.com/.../0,,10926832,00.jpg


Na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva comentou que o Brasil terá condições de inaugurar o empreendimento em 2016, ano em que o Brasil sediará os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. "Esperamos que todo o projeto fique pronto até as Olimpíadas de 2016. Podemos acertar qualquer coisa desde que o objetivo seja entregar a obra da melhor qualidade e no menor prazo possível", comentou o presidente, que emendou: "Vivemos em um país que faz sol. Podemos trabalhar em três turnos e aos sábados e domingos para encerrarmos essa obra até as Olimpíadas", finalizou ele.

Por sua vez, o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse que o projeto do TAV não visa aos eventos esportivos de 2014 e 2016. "O TAV não é um projeto de trem-bala para a Copa do Mundo de 2014 ou para as Olimpíadas de 2016: é um projeto para o Brasil", enfatizou Bernardo.

Marcada a data do leilão, o governo definiu a data de duas reuniões de esclarecimento de dúvidas de investidores em relação ao edital, que serão no dia 2 de setembro e no dia 27 de outubro na Bovespa.

Etav

Depois do lançamento do edital o presidente Lula aproveitou para assinar o projeto de lei que cria a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav). Segundo o Ministério dos Transportes, a estatal que participará da sociedade de propósito específico (SPE) que construirá o TAV será organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.

Conforme o edital, a Etav subscreverá ações até o montante de R$ 3,4 bilhões -que serão usados principalmente nas desapropriações necessárias para a construção do trem veloz- e será responsável pela elaboração dos estudos de viabilidade técnico-econômica e de engenharia necessários ao desenvolvimento de programas de ampliação e melhoramento do trem veloz.



Fonte: DCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir