Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 15-07-2010

Produção de Goiaba Surpreende em Itapemirim
As mudas vieram através de uma solicitação da secretária municipal de agricultura local
Produção de Goiaba Surpreende em Itapemirim
Foto: José Rubens Brumana

O técnico agrícola da INCAPER de Itapemirim e pequeno produtor rural Edson Lucas Hautequestt, tratado carinhosamente de Exinho, começou um plantio de goiaba hà quase 3 anos. Foram plantados 45 pés da variedade paluma. As mudas vieram através de uma solicitação da secretária municipal de agricultura local, na época o secretário Estadual era o vice governador Ricardo Ferraço. Foram aproximadamente 400 mudas doadas ao município de Itapemirim.

O INCAPER selecionou, junto com a secretaria de agricultura municipal, pequenos produtores rurais com aptidão para desenvolver o cultivo da goiaba.
Na época, isso a 3 anos atrás, foram distribuidas 50 mudas para cada produtor rural.
"Com relação ao meu plantio, as mudas que sobraram no viveiro municipal foram plantadas em minha propriedade com objetivo de testarmos dois tipos de condução sendo: o tradicional, com 4 pernas (norte, sul, leste e oeste) e o outro tipo condução de maracujá", explica Exinho.

O plantio em novembro completa 3 anos de idade. Na safra são colhidas cerca de 5 caixas de goiaba por semana, onde cada caixa, com fruto, pesa aproximadamente 25 kg, totalizando 125 kg semanais de goiaba e 500 kg mensais.

As goiabas são vendidas no mercado local em lanchonetes, padarias, pizzarias e restaurantes. O comerciante Marcione Machado Estevão, do restaurante To Azul de Fome, em Vila do Itapemirm, enfatiza que as goiabas são de excelente qualidade e o preço convidativo. "As polpas contém água e aqui servimos o puro suco aos nossos fregueses". Seu comércio comprou 40 quilos ao produtor. O valor vendido hoje, está na faixa de R$ 1,00 o quilo.

A goiaba recebe irrigação, e até o ano de 2011 o produtor de goiaba pretende aumentar a área de plantio atingindo a marca centenária. "O objetivo da INCAPER e a secretaria de agricultura de Itapemirim é incentivar o plantio, não só de goiaba, mas de também de outras fruteiras de clima tropical. Seria, com certeza, uma alternativa para a agricultura familiar diversificando a sua propriedade". A orientação técnica é realizada pelo agrônomo e pesquisador do órgão. Marlon Dutra e pelo próprio Exinho que é técnico agrícola.











    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir