Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-07-2010

Serra diz que "Copa está atrasada no Brasil inteiro"
Ao lado de Indio da Costa, tucano deu entrevista para rádio no Rio. "Nos aeroportos, estamos tendo um apagão", disse José Serra.
Serra diz que
Foto: http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploa


Os preparativos para a realização da Copa 2014 no Brasil foram alvo de críticas do presidenciável tucano José Serra (PSDB) durante entrevista na manhã desta quinta-feira (15) para a Rádio Tupi. "A Copa está atrasada no Brasil inteiro", disse Serra. Na terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu os comentários de problemas no andamento de obras para o mundial de futebol.

Na emissora carioca, ele defendeu novamente que a final seja realizada no Maracanã, como está previsto, e ressaltou a necessidade de melhorar a infraestrutura da cidade. Para ele, além da Copa, a realização das Olimpíadas de 2016 são chance para dar novo impulso para a cidade.

"Tem que arrumar o Maracanã e tem que capacitar a cidade do Rio. O Rio tem que se preparar para ser o centro do espetáculo", disse, lembrando que em Minas as obras "estão andando". O estado foi administrado pelo também tucano Aécio Neves, que deixou o cargo para concorrer ao Senado e chegou a ser cotado para ser vice de Serra.

Serra disse que é hora de "falar menos" e fazer mais. "Nos aeroportos, estamos tendo um apagão", afirmou o candidato. Para ele, os eventos que serão realizados na capital fluminense podem ter função importante na requalificação do estado. "É a chance histórica para pagar uma dívida com o Rio", disse o candidato, afirmando ainda que todo o Brasil está afetivamente ligado ao Rio, "eterna capital do Brasil".

Currículo
Durante a entrevista que durou pouco mais de uma hora, Serra abordou sua atividade como deputado constituinte e ressaltou suas contribuições no período. Ele disse ter sido o deputado com mais projetos aprovados na Constituinte. ""Aprovei cerca de dois terços das emendas que encaminhei", disse.

Serra criticou os comentários de que ele não seria o responsável pelo projeto do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). "Tem profissionais da mentira no Brasil. Até as paredes do Congresso sabem que eu criei o FAT", disse.


Trem-bala
O tucano colocou em dúvida a capacidade de o governo conseguir que apenas dinheiro da iniciativa privada seja responsável pela construção do Trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro. Ele afirma que, com cerca de R$ 40 bilhões, caso o dinheiro seja público, seria melhor investir em transporte público dentro de cidades como Rio, Belo Horizonte e Recife. "Eu, pessoalmente, duvido que seja tudo dinheiro privado, risco privado."

Educação
Serra disse que o problema na educação do país não está relacionado apenas à falta de recursos. Segundo ele, a conclusão a qual cheguou é a mesma de especialistas que apontam que a principal questão é o baixo rendimento da sala de aula. Para ele, a melhora no nível salarial deve estar ligada a mais qualidade e mais rendimento do professor.

Ele voltou a defender a estratégia de colocar dois professores, sendo um estagiário de pedagogia, em determinadas séries. "Coisa que outro dia a Dilma criticou. Não entendi pq ela é contra isso." Durante entrevista em Bauru, interior de São Paulo, Dilma disse que era contra o segundo professor se transformar em um assessor e por acreditar que era preciso melhorar a condição de todos os profissionais sem dividir recursos.

Vice
O deputado federal Indio da Costa (DEM) acompanhou Serra na entrevista e foi apresentado pelo candidato como peça importante na chapa por ser representante do Rio de Janeiro, ser jovem, experiente e por ter tido, segundo Serra, atuação destacada como parlamentar.






Serra diz que "Copa está atrasada no Brasil inteiro"
Ao lado de Indio da Costa, tucano deu entrevista para rádio no Rio.
"Nos aeroportos, estamos tendo um apagão", disse José Serra.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir