Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 16-07-2010

Atendimento à mulher em Cachoeiro supera 2009
A visita da Ciranda Feminina a bairros e distritos estimulou o aumento na procura pelo serviço de orientação
Atendimento à mulher em Cachoeiro supera 2009

Nos seis primeiros meses deste ano, já foram realizados 510 atendimentos sociais à mulher pela prefeitura em Cachoeiro de Itapemirim. O número já supera o de todo o ano passado, quando foram realizados 465 atendimentos. O serviço funciona na Ilha da Luz e em comunidades, voltado para repasse de informações e registro de denúncias.

Parte dessa ampliação é fruto da implantação e do desenvolvimento do projeto Ciranda Feminina, que percorre bairros e distritos, desde março deste ano, para conscientização de meninas e mulheres sobre seus direitos, a violência doméstica e a Lei Maria da Penha. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o trabalho informa e estimula a busca pela denúncia e pelo pedido de apoio e orientação.

Além do repasse de informações, integram a Ciranda Feminina atividades como oficinas de arte, dicas de beleza e para desenvolvimento da autoestima. O espaço é usado ainda para compartilhamento de experiências de vida.

"É importante que a mulher tenha conhecimento de seus direitos como cidadã, para romper o ciclo de desrespeito e violência. O esclarecimento reflete diretamente no seio familiar, levando mais segurança", destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.

Dos 510 atendimentos até junho último, 18 são casos de violência física, acompanhados pelo serviço psicossocial da prefeitura. Assistente social e psicóloga também acompanham casos em que há violência psicológica e quando a mulher está em situação de vulnerabilidade e risco social. Neste ano, a secretaria não registrou morte de mulheres no município decorrente de violência física. No ano passado, foram três mortes.

Mais cinco regiões recebem a Ciranda Feminina

A equipe da Ciranda Feminina faz, em média, três visitas semanais a comunidades. Na próxima semana, serão cinco, com uma por dia até sexta-feira. Nesta segunda-feira (19), vai ao bairro Paraíso. Em seguida, bairro Nossa Senhora Aparecida (dia 20), BNH (21), distrito de Coutinho (22) e Nossa Senhora da Penha (23).

Os encontros ocorrem em locais como igrejas, sedes de associação de moradores, escolas ou, quando existe na região, unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). As discussões têm temas diversos, mas a finalidade é centrada no estímulo para a mulher exercer a sua cidadania.

Procure o Serviço de Atendimento à Mulher:
Na Ilha da Luz, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Disque: 90 90 3511-4273

    Fonte: Stéfano Fabris - assessor de imprensa Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir