Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 18-07-2010

Forças Armadas darão atendimento médico à população
Entre os dias 19 e 30 de julho, as Forças Armadas estão realizando, em diversos locais do litoral e das águas jurisdicionais brasileiras, a Operação ATLÂNTICO II
Forças Armadas darão atendimento médico à população
Foto: Divulgação

Entre os dias 19 e 30 de julho, as Forças Armadas estão realizando, em diversos locais do litoral e das águas jurisdicionais brasileiras, a Operação ATLÂNTICO II. Trata-se de um importantíssimo treinamento conjunto para a defesa do País.

Devido a seu grande valor estratégico, o litoral sul capixaba, onde a Marinha do Brasil já está presente há mais de 31 anos, foi selecionado como cenário para relevante parcela das ações a serem conduzidas. Nesse contexto, serão realizados na região uma Operação Anfíbia, com desembarque de Fuzileiros Navais, e uma Ação Cívico-Social.

A Ação Cívico-Social, denominada ACISO ATLÂNTICO II, será realizada pela Marinha do Brasil, em parceria com as Prefeituras dos Municípios de Itapemirim, Marataízes e Piúma, nas próximas 02 semanas.

A ACISO ATLÂNTICO II compreenderá atividades nos seguintes segmentos: atendimento médico e odontológico, execução de obras de revitalização em escolas municipais, ações sociais e desportivas e a realização de palestras educativas. O efetivo mobilizado pela Marinha do Brasil para a ACISO ATLÂNTICO II é de aproximadamente 320 militares, além de veículos, barracas de campanha e equipamentos hospitalares, e há expectativa de que sejam beneficiadas cerca de 15.000 pessoas.

Com relação ao atendimento médico e odontológico, será montado no Ginásio de Esportes Waldir Alves em Itapemirim, um Hospital de Campanha (HCamp) completo. Trata-se do mesmo Hospital de Campanha que a Marinha do Brasil enviou ao Chile, no início deste ano, para ajudar as vítimas do terremoto naquele país. O HCamp é uma unidade de saúde expedicionária completa, transportável e que tem seu emprego nas situações que exijam mobilização de meios de saúde de forma rápida, em condições de funcionar a partir de 12 horas de sua chegada ao local. O HCamp será operado pela Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), unidade ativada em maio deste ano, com o propósito de aprimorar ainda mais o apoio de saúde nas operações de Fuzileiros Navais e a atuação nas operações de paz e humanitárias, no interior e no exterior do Brasil, seguindo as tendências e os mais elevados padrões internacionais.

Além do pronto atendimento, serão oferecidos gratuitamente à comunidade, de domingo (25/07) a quinta-feira (29/07), das 08 às 16h, atendimentos nas seguintes especialidades: clínica médica, ginecologia, odontologia, oftalmologia, pediatria, ortopedia, cirurgias (pequenos procedimentos), e serviços de laboratório e farmácia.

A fim de atender às comunidades do interior dos municípios, será oferecido também atendimento médico-odontológico, por meio de equipes móveis de saúde, nas especialidades de clínica médica, ginecologia, odontologia e pediatria. Estas equipes atenderão nas localidades de Capinzal, Vila do Pontal, Boa Vista, Imburi e Jacarandá em Marataízes; Retiro, Safra, Brejo Grande do Sul, Graúna e Garrafão em Itapemirim; e Centro, Niterói, Céu Azul, Nova Esperança e Portinho em Piúma (conforme cronograma constante do anexo A).
No âmbito das ações sociais e desportivas estão previstas reformas em escolas municipais de Marataízes (E.M. Pastor José Abraão) e Piúma (E.M. Céu Azul e E.M. Nova Esperança). Serão oferecidos ainda serviços gratuitos de corte de cabelo e distribuição de material às comunidades carentes (conforme item 1 do Anexo B). As competições esportivas, cuja cerimônia de abertura ocorrerá às 10h de segunda-feira (19/07), serão realizadas no Ginásio de Esportes Waldir Alves, em Itapemirim.

Integrando as ações, ocorrerão ainda palestras e atividades com a terceira idade, de prevenção contra DST/ AIDS, contra dependência química, e ainda de como ingressar na Marinha entre outras, (conforme item 2, 3 e 4 do Anexo B).

Abrilhantando o evento, Músicos Fuzileiros Navais realizarão apresentações em escolas municipais e conduzirão oficinas de música para os alunos das Bandas Escolares dos municípios solicitantes.

Confira os Cronogramas
Anexo A - Cronograma de Atendimento de Saúde
Anexo B - Cronograma de Ações Sociais

Maiores informações sobre a Operação ATLÂNTICO II estão disponíveis na internet, no sítio www.mar.mil.br/atlantico2.


    Fonte: Capitão-Tenente (FN) FELIPE Assessoria de Comunicação Social
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir