Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-07-2010

Receita investiga servidora de SP por violar dados de tucano
Segundo Sindireceita, ela procurou sindicato a fim de obter ajuda.
Receita investiga servidora de SP por violar dados de tucano
Foto: http://www.blogbrasil.com.br

Eduardo Bresciani e Maria Ang�lica Oliveira

Uma analista tribut�ria da Receita Federal no ABC paulista � a pessoa investigada pela suspeita de ter quebrado o sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, segundo informou nesta quarta-feira (21) o Sindicato Nacional da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil (Sindireceita).

O vice-presidente do sindicato, Jo�o Jacques, afirma que a servidora entrou em contato com dirigentes sindicais nesta quarta a fim de pedir ajuda para se defender. Segundo ele, a vers�o da analista � a de que n�o se lembra de ter feito o acesso, que, de acordo com Jean Jacques, teria acontecido em outubro do ano passado.

A assessoria da Receita Federal em Bras�lia n�o confirmou que a mulher apontada pelo Sindireceita � a servidora investigada. De acordo com a assessoria, o processo � sigiloso. O corregedor-geral Antonio Carlos Costa d�Avila Carvalho afirmou anteriormente, segundo a assessoria da Receita, que as investiga��es indicam que houve um acesso aos dados fiscais de Eduardo Jorge. Na semana passada, Carvalho afirmou que pretende encerrar a investiga��o em 60 dias.

A Delegacia da Receita Federal em Santo Andr� informou que a servidora mencionada pelo Sindireceita � uma analista tribut�ria lotada na ag�ncia de Mau�, onde exerceu o cargo de chefe da unidade, mas n�o confirmou se ela � investigada pelo vazamento dos dados fiscais de Eduardo Jorge. A delegacia informou que ela foi exonerada do cargo de chefe da ag�ncia de Mau�, mas n�o especificou a data nem o motivo. Ainda segundo a delegacia, desde o dia 12 ela est� em f�rias, que teriam sido marcadas no ano passado.

A investiga��o da Receita tem o objetivo de determinar se um funcion�rio acessou os dados do vice-presidente do PSDB de forma "imotivada", ou seja, sem ter rela��o com o trabalho. Para a Receita, esse tipo de acesso pode ter culminado com a divulga��o pela imprensa de dados sigilosos do tucano.

O presidente do Sindireceita, Helio Bernardes, disse que conversou com a servidora nesta tarde. Para Bernardes, ela pode estar sendo usada. "A minha avalia��o � de que est� se achando um bode expiat�rio para essa hist�ria", afirmou.

Segundo o vice-presidente do sindicato, Jo�o Jacques, a servidora trabalha em uma �rea em que fazer acessos a dados sigilosos � "corriqueiro" e, portanto, n�o haveria nenhuma "estranheza" com o fato de ela n�o se lembrar do caso.

O dirigente diz acreditar que a Receita deve investigar se houve falha de seguran�a ou roubo da senha da servidora. Ele levanta ainda a hip�tese de que outras pessoas que fizeram acessos "motivados" possam ser os verdadeiros respons�veis pela quebra do sigilo.

"Algu�m pode ter roubado a senha dela, mas tamb�m outras pessoas que tiveram acesso a esses dados podem ter feito a viola��o. O que se quer investigar n�o � um acesso imotivado, mas a quebra de sigilo fiscal de um contribuinte. Esta quebra pode ter sido feito por qualquer pessoa e n�o somente aquela identificada", afirmou Jacques.

Receita investiga servidora de SP por violar dados de tucano, diz sindicato
Segundo Sindireceita, ela procurou sindicato a fim de obter ajuda.
Receita Federal n�o confirma nome nem unidade de origem do funcion�rio.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir