Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-07-2010

Antes de encontro com investidores, Marina defende "tripé econômico"
Marina Silva concede entrevista em Nova York ao lado do vice-presidente do PV, Alfredo Sirkis
Antes de encontro com investidores, Marina defende
Foto: Cristina Indio do Brasil/G1

Cristina Indio do Brasil

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, defendeu a manutenção do tripé da política econômica brasileira, com controle de inflação, câmbio flutuante e superávit primário, ao chegar para um almoço com investidores e empresários no Conselho das Américas, em Nova York, nesta quarta-feira (21).

"Temos uma política econômica que nos últimos 16 anos tem se constituído num ambiente favorável para a economia interna e externa. O Brasil passou por essa crise econômica sem grandes sobressaltos e o que nós queremos é manter o tripé da política econômica brasileira", disse.

Marina Silva ponderou que é preciso reduzir os gastos públicos sem interferir em setores importantes. "Redução de gastos públicos não significa retirar recursos de áreas estratégicas como saúde, educação e investimentos", completou, destacando a importância da "eficiência do Estado" para evitar o desperdício de recursos.

Política externa

Na área externa, a candidata do PV disse que é preciso reforçar as relações comerciais entre os Estados Unidos e o Brasil e negociar a remoção da taxação do etanol brasileiro. Questionada sobre a política externa brasileira e as relações com o Irã, ela apontou que o Brasil tem valores de não intervenção e de respeito à democracia.

"Quando afirmamos os nossos valores, fica mais fácil tratar das questões específicas, salvaguardando princípios da não ingerência. Mas o Brasil é um país de paz, é um país que lutou pela democracia. Isso é um valor fundamental para nós, a questão das liberdades e do direito de expressão. Obviamente temos aí uma agenda importante em que o Brasil pode contribuir através do diálogo, mas tendo o cuidado para que o diálogo não leve à promoção política de segmentos que não têm tradição democrática", disse.

Sobre Cuba, a senadora afirmou que o fim do bloqueio na ilha pode ajudar na "instalação da democracia no país" e defendeu a contribuição dos Estados Unidos em relação a essa questão.

As avaliações da política econômica e da política externa vão ser os principais recados que a candidata do PV vai defender em dois dias de encontros com investidores em Nova York. Nesta quarta, o primeiro dia, houve um almoço reservado, sem a presença da imprensa. Marina chegou acompanhada do candidato a vice, Guilherme Leal, do economista Eduardo Gianetti da Fonseca, que participa da elaboração do programa de governo do PV, e do vice-presidente nacional do partido, Alfredo Sirkis.

Antes de encontro com investidores, Marina defende "tripé econômico"
Candidata do PV apontou controle de inflação, câmbio flutuante e superávit.
Marina está em Nova York para reuniões com empresários e investidores.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir