Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 21-07-2010

Cientistas anunciam a maior estrela já encontrada
Uma estrela que o Very Large também captou
Cientistas anunciam a maior estrela já encontrada
Foto: AFP

LONDRES — A estrela com a maior massa já descoberta, até 20 vezes mais brilhante que o Sol, foi descoberta usando o telescópio Very Large Telescope, no Chile, informaram esta quarta-feira cientistas britânicos.

Acredita-se que a estrela, batizada R136a1, tenha nascido com uma massa de até 320 vezes o nosso Sol e a nova descoberta dobrou o limite previamente aceito para a massa solar.

Embora desde então tenha perdido algo de seu peso, é tão poderosa que, se substituísse o Sol no centro do nosso sistema solar, tornaria a vida na Terra impossível por causa da força de sua radiação ultravioleta.

A R136a1 foi descoberta como parte de uma série de estrelas maciças encontradas em dois conglomerados de jovens estrelas por uma equipe de astrônomos chefiada pelo professor Paul Crowther, da Universidade Sheffield, no norte da Inglaterra.

"Ao contrário dos humanos, estas estrelas nascem pesadas e perdem peso à medida que envelhecem", disse Crowther.

"Com um pouco mais de um milhão de anos, a estrela gigante R136a1 já está na meia idade e sofreu uma intensa perda de peso, perdendo um quinto de sua massa inicial com o passar do tempo, ou mais de 50 massas solares", acrescentou.

"Devido à raridade destes monstros, eu acho pouco provável que este recorde seja quebrado tão cedo", emendou.

Crowther acrescentou que os astrônomos enfrentaram um desafio para descobrir a origem das estrelas.

"Tanto se elas surgiram grandes ou pequenas, as estrelas se juntaram para produzi-las", acrescentou.

O projeto do Very Large Telescope, situado no deserto do Atacama, norte do Chile, é operado pelo Observatório Europeu Austral (ESO).

Ele tem quatro telescópios com diâmetro de oito metros e é descrito pelo ESO como "o maior olho do mundo nos céus".

Cientistas estudaram as estrelas usando o telescópio, bem como dados do telescópio espacial Hubble, da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA).

A pesquisa, realizada por cientistas britânicos, malaios e alemães, foi publicada na revista científica The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Cientistas anunciam a maior estrela já encontrada

Uma estrela que o Very Large também captou



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir