Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 26-07-2010

Amorim destaca disposição do Brasil de mediar paz no oriente
O Brasil reiterou a Israel que se dispõe a cooperar nas negociações por um acordo de paz no Oriente Médio.
Amorim destaca disposição do Brasil de mediar paz no oriente
Foto: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI45854


A posição foi confirmada durante a visita do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, no domingo em Jerusalém. No encontro, o israelense informou que deverá ser adiada a viagem a Brasília que estava prevista para o próximo mês. Ainda não há definição de nova data.
"O presidente Lula foi estimulado a participar de certas conversas em busca de um acordo de paz. Há um interesse em diálogo com vistas à paz. Vim trazer um pouco dessas impressões. Obviamente essas coisas não permitem reações imediatas", disse Amorim, em entrevista coletiva, concedida em Jerusalém.
O chanceler afirmou que a reunião com Netanyahu foi bastante produtiva. "Vi que ele (o primeiro-ministro) ouviu tudo com muito interesse e fazia anotações. Lembrei que nós, no Brasil, recebemos vários emissários palestinos. Foi uma conversa interessante."
Há cerca de dois anos, as negociações entre palestinos e israelenses foram suspensas. Desde 2007, a região da Faixa de Gaza está submetida a um embargo econômico imposto por Israel. Recentemente, foi autorizada a entrada de bens de consumo, como alguns tipos de alimentos, brinquedos, medicamentos e roupas. Mas a entrada de material que possa ser usado para a confecção de explosivos está vetada. A lista de proibições inclui materiais de construção.
As autoridades israelenses alegam que o bloqueio foi imposto por causa das pressões e ameaças do movimento Hamas, que assumiu o controle do território. As discussões ganharam mais força depois que Israel atacou uma frota com ajuda humanitária, em 31 de maio, provocando a morte de nove pessoas e deixando 30 feridos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já se manifestou contrário ao bloqueio econômico imposto na região. Em discurso em Brasília, Lula comparou o embargo às ações terroristas. A Organização das Nações Unidas (ONU) também afirma não apoiar as restrições.
Nesta segunda-feira, Amorim se reuniu em Ramala (Cisjordânia) com líderes palestinos para tentar impulsionar o processo de paz no Oriente Médio. Ele esteve na sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP) com o primeiro-ministro Salam Fayyad e com o chanceler Riad al-Maliki.
O chanceler brasileiro deve voltar a se reunir com representantes israelenses para transmitir a resposta da ANP quanto a possíveis negociações de paz, conforme a agência de notícias EFE. Na quarta-feira, Amorim seguirá viagem pela região e irá a Damasco, na Síria.

Fonte: Terra
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir