Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-07-2010

Pescado robalos gigantes em lagoa de Marataízes
Um dos pescados mais apreciados da culinária...
Pescado robalos gigantes em lagoa de Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Um dos pescados mais apreciados da culinária e que no passado era abundante no litoral capixaba, agora é encontrado e pescado na lagoa dos Quartéis, também conhecido da lagoa do Micinho, que fica ao sul de Marataízes. O filho Ronaldo conseguiu a proeza de pescar dois robalos pesando cerca de 9 quilos cada. Micinho diz que começou a capturar robalos ainda pequenos e jogar na lagoa. "Na época do robalo os pescadores queriam comer ainda pequenos e pedia para soltar na minha lagoa. Todos estão com cerca de no máximo cinco anos. Coisa rara de se pescar mesmo no mar", disse o orgulhoso proprietário do manancial.

O empresário Fabiano Moreira que se diz como um apaixonado por pescaria ficou encantado com o tamanho do robalo pescado pelo filho do proprietário. Decepcionado, reclama da má sorte. "Acabei de perder na rede (tarrafa), dois robalos grandes" resigna o empresário e levanta como troféu uma tainha de 3 quilos que conseguiu pescar.


Foto: José Rubens Brumana




Comenta ainda que Micinho é uma prova que a natureza usada de forma correta pode trazer fartura e ainda servir de incentivo financeiro. Limpa o peixe que será servido ali mesmo para a família. Outro que ficou fascinado com o tamanho dos robalos foi o fisioterapeuta Rodrigo Costa, que desde pequeno pesca com seus pais. "É uma maravilha certificar que o robalo pode ser criado em lagoas. Marataízes tem muitas lagoas iguais a essa que podem servir para atrair turistas para a pesca esportiva", pondera.

O orgulhoso proprietário do local que leva seu nome ressalta: "Sou do lugar onde nasceu o herói Domingos Martins". Olha com admiração para uma das mais belas praias do litoral sul. Informou que na lagoa existem pintado, tainha, robalo e outros peixes de água doce. "Para os amigos minha lagoa estará sempre aberta é só chegar e se servir", comenta Micinho. O local possui um barco que é equipado com todos os apetrechos de pesca. Só tem uma ressalva: os peixes têm de ser degustado no local e pescado o necessário para o consumo. "Se ficar pescando direto e a todo o momento prejudica o seu crescimento e pode acabar com as minhas duas paixões: a lagoa e os peixes" enfatiza.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir