Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-08-2010

Rompido com a Colômbia, Chávez deve mandar enviado à posse d
Venezuelano diz que é muito provável que seu chanceler assista à cerimônia neste sábado
Rompido com a Colômbia, Chávez deve mandar enviado à posse d
Foto: Estadão.com.br

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira, 6, que é muito provável que seu ministro das Relações Exteriores, Nicolas Maduro, vá à posse do presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, no sábado.

"É muito provável que Nicolas esteja amanhã na posse", disse Chávez a jornalistas, antes de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Caracas.

A Venezuela rompeu relações diplomáticas com a Colômbia em julho após ser acusada na Organização dos Estados Americanos (OEA) de abrigar guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na noite de quinta-feira, Chávez recebeu o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas, Néstor Kirchner, para tratar da crise diplomática com o país vizinho. O ex-presidente argentino deve se reunir hoje na Colômbia com Santos e o presidente Alvaro Uribe.

A tensão entre os dois países vem diminuindo nos últimos dias, conforme se aproxima a posse de Santos.

Ontem, o general colombiano Freddy Padilla disse que seria impensável uma guerra com a Venezuela, por conta dos laços históricos, comerciais e de irmandade entre os países. Chávez respondeu que recebia com afeto as declarações do general e que também rejeitava entrar em guerra com a Colômbia.

Segundo analistas, a posse de Santos deve aliviar a tensão entre Colômbia e Venezuela. Apesar da distância ideológica entre os dois, o novo presidente deve assumir uma postura mais pragmática que o antecessor, Alvaro Uribe.

Fonte: Estadão
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir