Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 09-08-2010

Oito mil pessoas na 2ª Festa do Tomate em Córrego dos Monos
Amostras de tomates de 21 produtores da região foram avaliados com relação à acidez, sabor, doçura e aparência
Oito mil pessoas na 2ª Festa do Tomate em Córrego dos Monos
Foto: Divulgação / PMCI




Cerca de oito mil pessoas participaram da segunda edição da Festa do Tomate, realizada no distrito de Córrego dos Monos, em Cachoeiro de Itapemirim, durante o último fim de semana. Além dos shows, sorteios e do almoço comunitário ao som de moda de viola, os concursos animaram o evento.

Córrego dos Monos é a região do município que mais produz tomates. Durante a festa, produtores do distrito participaram de um concurso que apontou o melhor tomate. A escolha se baseou nos seguintes critérios: acidez, sabor, doçura e aparência.

Dez jurados foram convidados para avaliar as amostras dos 21 produtores que se inscreveram no concurso. O primeiro colocado foi o produtor, Ronaldo França Torres, que há vinte anos trabalha no cultivo do tomate e garante que o segredo esta na maneira de plantar.

"A mão do dono conta muito na hora de produzir o tomate. Não basta ser dono da terra, é necessário saber cultivar, é preciso saber a hora de colocar o adubo, a hora de retirar pragas, a hora do broto. Sabendo cumprir essas etapas na hora certa , teremos frutos de primeira qualidade", ensina.

A segunda colocada no concurso do tomate foi uma produtora: Elizabeti Justes de Avelar, seguida de Leandro Santos. Os ganhadores, além dos troféus, também receberam horas-máquinas. O primeiro lugar recebeu 25 horas -maquinas, o segundo 15 e o terceiro 10.

Palestras e concursos

A primeira noite da festa foi de capacitação para os produtores da região. Houve palestra Técnica sobre o tema "Unidade de Referência em Manejo Fitossanitário da Cultura de Tomate: uma nova perspectiva para uma agricultura de qualidade".

Além das atrações musicais que chamaram a atenção do público , quem passou pela escola Teresa de Avelar Pícoli pode conferir também a escolha da rainha do tomate.

No sábado a festa foi marcada pela eleição das rainhas do tomate : mirim e adulto e o show da dupla Léo e Luan, o mais esperado da festa.

"A segunda festa do tomate foi altamente positiva, a comunidade se envolveu na preparação e na realização do evento. Os concursos também foram um ponto alto da festa que merecem destaque. Além disso, a participação popular superou nossas expectativas" avaliou o secretário de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo .

A 2ª Festa do Tomate no distrito de Córrego dos Monos foi realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, em parceria com a comunidade.







    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir