Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-08-2010

Marco Vivacqua visita interior e fala agroecologia
Marco Vivacqua visita interior e fala sobre a agroecologia sustentav�l
Marco Vivacqua visita interior e fala agroecologia
Foto: www.maratimba.com

Marco Vivacqua (PSB) candidato a deputado estadual quer incentivar a agroecologia e a agricultura org�nica na agricultura familiar do sul do Estado.
Em visita ao interior dos munic�pios de Marata�zes e Itapemirim Marco Vivacqua visitou produtores rurais e falou do incentivo a agricultura org�nica.

"A agroecologia � um sistema de produ��o alternativo que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando pr�ticas que permitam ao pequeno agricultor produzir sem depender de insumos industriais. J� a agricultura org�nica � um sistema de produ��o que n�o utiliza fertilizantes sint�ticos. Incentivar essas pr�ticas � contribuir com o crescimento dessas culturas, preservar o meio ambiente e propiciar mais sa�de aos produtores e consumidores", justificou o Marco.

Entre os princ�pios b�sicos da agroecologia est�o o estudo, o planejamento e manejo de sistemas agr�colas que sejam, ao mesmo tempo, produtivos, economicamente vi�veis e preservem o meio ambiente. Vale ressaltar que a agroecologia enfatiza a sustentabilidade econ�mica e ecol�gica do agroecossistema atrav�s da redu��o a vulnerabilidade as pragas e doen�as, menor depend�ncia de recursos externos e maior efici�ncia no uso da terra.

J� o manejo da agricultura org�nica valoriza o uso eficiente de recursos naturais n�o renov�veis, o aproveitamento de recursos renov�veis e dos processos biol�gicos alinhados ao meio ambiente, ao desenvolvimento econ�mico e � qualidade de vida humana.

"Apesar da car�ncia de informa��es sobre a produ��o org�nica do Esp�rito Santo, sabe-se que a mesma � desenvolvida basicamente por agricultores familiares. J� a agroecologia tem sido aplicada de forma gradual em algumas propriedades. Sendo que em muitos casos as t�cnicas usadas s�o aprendidas em programas de televis�o. Se tivermos mais informa��es de quem s�o esses produtores poderemos auxili�-los e at� reun�-los em associa��es para que possam trocar experi�ncias", finalizou Marco.















    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir