Categoria Educação  Noticia Atualizada em 10-08-2010

Proteína de soja será incluída na merenda escolar
Os alunos da escola Áurea Bispo Depes gostaram da soja na merenda
Proteína de soja será incluída na merenda escolar
Foto: Divulgação PMCI


Os alunos de quatro escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim querem que a soja seja incluída na merenda escolar. Eles provaram a proteína texturizada de soja durante o recreio e gostaram do sabor. Agora, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) planeja incluir o alimento no cardápio, melhorando ainda mais o valor nutricional da comida oferecida às crianças nas escolas mantidas pela prefeitura.

Segundo a Gerência de Alimentação Escolar, de 26 de julho a 4 de agosto deste ano, foi aplicado um teste de aceitabilidade em quatro escolas municipais - Raul Sampaio Cocco (Agostinho Simonato), Lions Clube Frade e Freira (Monte Cristo), Ena Coelho da Silva (Valão) e Áurea Bispo Depes (Vila Rica). Durante o recreio, as crianças foram convidadas a comer pratos feitos com proteína texturizada de soja, sem saber que era "carne de soja".

De longe, as nutricionistas da Seme observaram a reação das crianças enquanto elas comiam. Depois, logo que entraram em sala de aula, a equipe distribuiu entre os alunos uma escala hedônica, composta por cinco carinhas que representavam os níveis de satisfação com a merenda. Quem gostou deveria marcar as carinhas felizes e quem não gostou era orientado a marcar as carinhas tristes.

A maioria afirmou que aprovou. Das 192 crianças que provaram, 87% gostaram do que comeram. A maioria delas nem se deu conta de que a merenda foi preparada com soja. Quando o teste foi aplicado na escola Áurea Bispo Depes, localizada no Vila Rica, por exemplo, os estudantes acreditavam estar comendo macarrão com carne moída.

A nutricionista Juliana Depes Benincá, que trabalha na Gerência de Alimentação Escolar de Cachoeiro de Itapemirim, conta que a incorporação do novo alimento à merenda vai significar uma melhoria da qualidade nutricional.

"Será uma nova fonte de proteína para os alunos, nutriente que é muito importante para um crescimento saudável. Além disso, ele é rico em isoflavonas, que é uma substância funcional que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças cardiovasculares, além de ter menos gorduras".



    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir