Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2010

Grupo de 124 ciganos deportados pela França chega à Romênia
Na quinta-feira, outras 70 pessoas já tinham sido enviadas para Bucareste; antes do fim do mês, número deve chegar a 700
Grupo de 124 ciganos deportados pela França chega à Romênia
Foto: AP


Um segundo grupo de ciganos romenos deportados pela França chegou nesta sexta-feira a Timisoara, no oeste da Romênia. As 124 pessoas que chegaram ao país nesta sexta se juntam a outras 70 enviadas para Bucareste na quinta-feira.


A França prevê a repatriação, antes do fim do mês, de 700 ciganos em situação irregular para Romênia e Bulgária no âmbito do plano de retorno voluntário a seus países de origem, uma decisão que acentua a polêmica pela política de segurança do governo.



Os deportados foram acolhidos por um programa de ajuda para retorno, que consiste em uma passagem de avião e 300 euros por adulto ou 100 euros por criança. Por causa isso, o governo francês diz que essas são deportações "voluntárias" de imigrantes em situação irregular.

No entanto, as críticas se multiplicam perante a ofensiva lançada pelas autoridades contra os ciganos, cujos acampamentos são desmantelados por todo o país. Recentemente, Sarkozy ordenou ao Ministério do Interior esvaziar e destruir no prazo de três meses a metade das instalações nas quais os ciganos vivem no país.

Em menos de um mês, já foram desmantelalos mais de 50 acampamentos, o último na manhã desta quinta-feira em Isère, sudeste da França. A administração regional divulgou um comunicado informando que foram retirados 100 ciganos em uma operação que "responde às instruções" do ministro do Interior.

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir