Categoria Educação  Noticia Atualizada em 26-08-2010

Oficinas vão levar Manual da Bondade a educadores
A intenção é fazer com que o conteúdo chegue às salas de aula da rede municipal
Oficinas vão levar Manual da Bondade a educadores
Foto: Divulgação PMCI


Lançado neste ano em Cachoeiro de Itapemirim, o Manual da Bondade agora vai ficar ainda mais próximo de estudantes. Cerca de 200 gestores, pedagogos e agentes de biblioteca da rede municipal de ensino vão participar de oficinas sobre o material. Serão três edições, nesta e na próxima semana.

As duas primeiras oficinas ocorrem no prédio do Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor de Educação Básica Doutor "Dirceu Cardoso" (Cecapeb), na localidade de Morro Grande, sempre das 8h30 às 11h30. O público são gestores e pedagogos da Educação Infantil, nesta quinta-feira (26), e da Educação Fundamental, na sexta-feira (27).

No próximo dia 1º, uma quarta-feira, agentes de biblioteca da rede recebem a oficina, das 8h às 11h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o Núcleo de Promoção do Voluntariado da prefeitura, que promove a ação, as oficinas compõem a etapa mais importante do projeto do Manual da Bondade. "Queremos plantar a semente da solidariedade nas escolas, para que os alunos multipliquem a prática entre os amigos e a família. Chegam até nós casos de brigas entre estudantes e ameaças a professores. Diante disso, a divulgação da solidariedade oferece perspectivas de dias melhores", destaca a coordenadora do núcleo, a primeira-dama do município, Auxiliadora Casteglione.

No âmbito escolar, o conteúdo pode ser revertido para combater a violência, a prática do bullying, o individualismo e a competitividade excessiva. Bullying é a prática contínua e intencional de violência física ou psicológica a um indivíduo ou grupo. As orientações aos alunos serão construídas entre os técnicos do núcleo e os educadores. Nas oficinas, a equipe vai levar sempre o representante de uma entidade beneficente que atua na região.

Outras oficinas serão realizadas, em sequência, atendendo à rede particular de ensino e também junto ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Cada escola receberá gratuitamente cinco exemplares do manual, para que possa trabalhar com seus alunos.

O Manual

O Manual da Bondade oferece dados e conta a história da filantropia em Cachoeiro, por meio da história das próprias entidades. O material enfatiza a importância das ações de solidariedade, a partir da união de esforços, e sua capacidade de transformação social. São oferecidas ainda dicas de como apoiar e se engajar no trabalho voluntário, apresentando as entidades de acordo com suas áreas de atuação. A ideia é proporcionar a identificação das pessoas com as diversas formas de solidariedade.

Entre em contato com o Núcleo de Promoção do Voluntariado!
(28) 3155-5162 e (28) 3522-2870



    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir