Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-08-2010

Serra pega carona com Aécio e Anastasia
Em discurso em cima da carroceria de uma caminhonete, o ex-governador de São Paulo José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República, prometeu ontem, no sul de Minas, região onde se concentra quase um terço do eleitorado do estado,
Serra pega carona com Aécio e Anastasia
Foto: mariafro.com.br


Em discurso em cima da carroceria de uma caminhonete, o ex-governador de São Paulo José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República, prometeu ontem, no sul de Minas, região onde se concentra quase um terço do eleitorado do estado, construir uma parceria histórica com o governo de Minas Gerais caso consiga inverter o quadro desfavorável das pesquisas e vencer as eleições em outubro. Comparando a disputa presidencial a uma batalha "dura" e "difícil", José Serra deixou claro que vai colar a sua imagem na gestão tucana em Minas como forma de alavancar a sua candidatura no estado. O tucano esteve em Varginha e Itajubá, onde fez caminhada e carreata.

Em cima do palco improvisado, Serra não poupou elogios ao ex-governador Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado, e ao governador Antonio Anastasia, que viu sua candidatura à reeleição crescer de forma significativa depois do início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. De acordo com Serra, a gestão tucana em Minas despertou "respeito" e "admiração" em todo o país. "Esses dois nomes dividiram a história recente de Minas pelo padrão de governo que fizeram. Aécio colocou Minas de pé caminhando para frente, Anastasia pegou o bastão e vai continuar nos próximos anos", declarou em discurso.

Mais cedo, durante entrevista, Serra foi mais incisivo em relação a sua estratégia de colar em Aécio e Anastasia. Para ele, o crescimento de Anastasia nas pesquisas de opinião pública pode refletir diretamente no seu desempenho no estado. "Seu crescimento (Antonio Anastasia) é bom para Minas, para o Brasil, para o partido e para mim, porque, para onde forem Anastasia e Aécio, vou junto", afirmou. Ao lado deles, Serra participou de grande carreata e fez corpo a corpo no quarteirão fechado da Rua Wenceslau Braz, no Centro de Varginha.

Indagado diversas vezes, o tucano paulista se recusou a falar sobre temas espinhosos da eleição, sobretudo, repercutir números das pesquisas eleitorais. "Não vou comentar pesquisas. Vou falar de temas de interesse das pessoas", esquivou-se. De acordo com os últimos levantamentos, o tucano tem 20% percentuais a menos que a presidenciável petista, Dilma Rousseff.

Apesar do engajamento de Aécio e Anastasia, Serra está em desvantagem também em Minas Gerais. Mesmo com os números desfavoráveis, o tucano declarou que não vai jogar a toalha. Pelo contrário. Ele prometeu trabalhar sem parar até o dia da eleição. "Nós vamos ganhar na urna eleitoral, que é o que vale. Vamos juntos, amigos e amigas. Eu me sinto em casa aqui, onde está o povo amigo de Varginha", afirmou.

ÍNDIO VOLTA AO ATAQUE
» Candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB), Índio da Costa (DEM) voltou a atacar, indiretamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenciável do PT, Dilma Rousseff. Em e-mail enviado ontem para militantes tucanos chamados de "apoiadores", o democrata afirmou que o Brasil precisa de "um presidente que una o país em vez de dividi-lo; que seja escravo das leis em vez de escravizá-las". Pediu ainda "comprometimento com os direitos humanos, não com as tiranias". Segundo Índio, a luta de várias gerações em defesa da democracia garantiu o direito de escolha. "Construímos um país sem a tutela de ninguém, que se subordina às instituições e às leis democraticamente votadas. Eleição não pode ser a escolha autocrática de uma pessoa que deseja impor sua vontade", continuou Índio, que também é deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro.

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir