Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 01-09-2010

Explosões matam 20 e ferem 170 em procissão xiita no Paquist
Três bombas explodiram em uma procissão xiita na cidade paquistanesa de Lahore, na quarta-feira, matando ao menos 20 pessoas e ferindo mais de 170, colocando mais pressão sobre o governo, já sobrecarregando com as enchentes.
Explosões matam 20 e ferem 170 em procissão xiita no Paquist
Foto: adrenaline.com.br


A polícia informou que dois homens-bomba detonaram os explosivos atados ao corpo no meio da multidão, depois de uma trégua da violência por causa das inundações. Esse tipo de ataque já foi reivindicado por militantes do Taliban no passado.

Sajjad Bhutta, uma autoridade de Lahore, disse à Reuters que o número de mortes chegou a 20, com ao menos 170 feridos. Os serviços de resgate disseram que 25 pessoas morreram.

Nos Estados Unidos, o Departamento de Justiça informou que o líder do Taliban paquistanês, que tem ligações com a Al Qaeda, Hakimullah Mehsud foi indiciado pela conspiração que matou sete funcionários da Agência Central de Inteligência (CIA) numa base norte-americana no Afeganistão em dezembro.

Mehsud, que supostamente está em áreas tribais do Paquistão, foi acusado por conspirar para matar norte-americanos no exterior e para usar arma de destruição em massa, informou o Departamento de Justiça. As acusações confirmam que os insurgentes do Taliban no Paquistão ampliaram seu alcance para o exterior.

Pouco depois das explosões de Lahore, a multidão ateou fogo em uma delegacia. As pessoas também agrediram os policiais, informaram testemunhas.

Militantes sunitas pró-Taliban com frequência atacam os xiitas como parte da campanha para desestabilizar o governo apoiado pelos Estados Unidos.

A violência ocorre enquanto milhões de paquistaneses continuam com dificuldades para obter alimentos e água, mais de um mês depois das piores enchentes da história do país, aumentando as preocupações com relação à estabilidade do Paquistão.

As inundações arrasaram a economia paquistanesa, disse o primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani, e o alto desemprego e a inflação deverão afetar a estabilidade do país, vital na guerra norte-americana contra militantes no Paquistão e no Afeganistão.

(Reportagem adicional de Zeeshan Haider e Augustine Anthony, em Islamabad; de Chris Allbritton e Rebecca Conway, em Pabbi; de Svetlana Kovalyova, em Milão; e de Andrew Quinn e Jeremy Pelofsky, em Washington)

Fonte: O Globo
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir