Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-09-2010

Entidades são capacitadas em política assistencial
Os participantes puderam se atualizar com o governo estadual sobre as mudanças na política de atendimento
Entidades são capacitadas em política assistencial
Foto: Divulgação PMCI


Representantes de conselhos municipais e de entidades ligados ao atendimento social em Cachoeiro de Itapemirim participaram nesta semana de uma capacitação em política assistencial. Técnicas do governo estadual ministraram as orientações, em encontro na Ilha da Luz, na última terça-feira (31).

Em parceria com a prefeitura, a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) quer aprimorar o atendimento e debater a política assistencial do município. Participaram integrantes dos conselhos Tutelar, dos Idosos, das Crianças e Adolescentes e de Assistência Social.

Além da capacitação, os presentes puderam tirar dúvidas sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas) e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, ações previstas na Política Nacional de Assistência Social. "Essa iniciativa propõe ver e rever a prática do cotidiano, para aperfeiçoar o atendimento feito a crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua em Cachoeiro", explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.

Segundo ela, o encontro ocorre em um momento importante, pela necessidade de reordenamento institucional em conformidade com a legislação do Suas. "A assistência social passa por reformulação, e todos precisam participar desse processo. Quem veio, gostou muito e pediu que mais ações como essa ocorram novamente", comemorou.

A atividade foi promovida pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Projetos Sociais (Camps), que é responsável em assessorar a aplicação dos recursos de convênios nas entidades do município. A Camps foi criada no município pela portaria 566/2009 e é formada por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Sua função é analisar, dar parecer, encaminhar e acompanhar a tramitação administrativa dos processos, até a formalização de convênios, e posterior monitoramento da execução.

"Nosso foco é a rede de atendimento. O governo municipal tem investido na captação de recursos para fortalecê-la. Essa capacitação faz parte desse processo. Buscamos convênios e parcerias para que a rede possa atender e oferecer o melhor à população cachoeirense", afirma a secretária.

Confira as entidades que participaram do encontro:
Lar Nina Arueira, Pro-Vitae (Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira), Asilo João XXIII, Entidade de Atendimento Aprisco Rei David, Sociedade Educacional de Meninas (Casa das Meninas), Cáritas Diocesana e Casa de Passagem.

    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir