Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 03-09-2010

Doces como no tempo da vovó
Resgatar as velhas receitas da família essa foi a grande sacada do pequeno empresário Cléber Vieira Torres Rodrigues, para começar seu empreendimento em Marataízes."
Doces como no tempo da vovó
Foto: José Rubens Brumana



." Precisava de algo para fazer e não sabia por onde começar.Me veio a idéia de buscar nas receitas da minha mãe Dona Jadir que na década de 70, em Mimoso do Sul, possuía uma pequena fábrica de doce que levava o nome de minha irmão, Doces Denise que fez muito sucesso nesse período. Foi onde criei o Dom Doce", menciona ainda que o nome é recheado de simbolismos." O palavra dom veio desse presente que foram as receitas passadas de minha avó para minha mãe" enfatiza Cléber.
No começo funcionava de forma artesanal em seu apartamento onde fabricava o doce em tabletes de leite. Vendia de porta em porta. O doce foi caindo no gosto dos fregueses e hoje ostenta com orgulho a marca de ser o primeiro em Marataízes a possuir o selo de inspeção sanitária que certifica os produtos dentro dos padrões de higiene para serem vendidos no comércio .
O empreendimento cresceu como também o número de opções.Hoje são seis tipos de sabores de leite com coco,amendoim,chocolate,geléia de passas e caldas de ameixa. Com dois funcionários trouxe a mãe Dona Jadir para fazer os dois novos lançamentos em copos: o maravilhoso doce de abóbora com leite e o manjar dos Deuses mamão com coco. Também a versão familiar do conhecido pé de moleque que leva o nome de Pé de Anjo, composto de doce de leite com amendoim e todo o segredo envolto nessa mistura. A cocada derrete na boca. Seu sabor é só provando para sentir.
O empresário disse que os produtos Dom Doce estão nas melhores casas do ramo no litoral sul e estão sendo ofertados em Cachoeiro do Itapemirim.
Apesar de industrial o gosto lembra os antigos doces feitos no fogão a lenha. " Minha mãe preza em fazer o mais próximo possível um doce onde o sabor e a qualidade não se perçam no tempo". Diz ainda que o próximo lançamento é com abacaxi e leite. Fruta abundante em nosso município que fará parte das sobremesas de todos aqueles que apreciam os saudosos doces caseiros que se perderam com a industrialização de nossas receitas. Contatos pelo cel 99192921






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir