Categoria Educação  Noticia Atualizada em 06-09-2010

Desfile cívico marca o Dia da Independência em Cachoeiro
Com o tema "Brincadeira não tem hora" o desfile cívico atraiu centenas de pessoas.
Desfile cívico marca o Dia da Independência em Cachoeiro
Foto: Divulgação / PMCI

Cachoeiro-ES - O tradicional desfile cívico do bairro Aquidaban em comemoração à Independência do Brasil ocorreu na manhã da última sexta-feira (3) e atraiu centenas de pessoas. O evento é promovido pela prefeitura de Cachoeiro, os Amigos do Aquidaban e o projeto Grupo Unido e, neste ano, foi realizado mais cedo, com o tema "Brincadeira não tem hora".

As escolas municipais "Aurora Estellita Herkenhoff" e "Sandra Monteiro de Vargas Piassi", do bairro Aquidaban, e a "Athayr Cagnin", do Nossa Senhora de Fátima, apresentaram um belo espetáculo. Durante o desfile, cinderelas, soldadinhos de chumbo, bonecas e brancas de neve invadiram a avenida Jeremias Sandoval e resgataram a importância das brincadeiras.

Ao escolher esse tema, o principal objetivo da comunidade foi o de resgatar nas crianças as brincadeiras infantis, segundo explica o organizador do desfile, Geneci Rezende Barroso.

"Com isso, resgatamos ainda os sonhos e a imaginação, que têm sido frequentemente trocados por brinquedos eletrônicos ou trabalhos domésticos", aponta.

A secretária municipal de Educação, Deuceny Lopes, também compareceu ao evento e destacou a importância de se fazer o desfile junto às escolas. "O desfile cívico é uma forma de resgatar o civismo e o patriotismo nas escolas e de representar o verdadeiro significado da Independência do Brasil".

O Aquidaban é o único bairro a comemorar o Dia da Independência em Cachoeiro. Realizado há 16 anos, o desfile cívico é sempre feito em parceria com a comunidade e a prefeitura. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento.

Além das escolas municipais, participaram do evento escolas estaduais, a Secretaria Municipal de Esportes (Semesp), crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), funcionários da equipe da Estratégia Saúde da Família do bairro Aquidaban e as tradicionais fanfarras Juracy Magalhães e José Taveira, que sempre animam e dão tom especial aos desfiles do município.

    Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir