Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 29-09-2010

“Seja o chefe que você gostaria que seu chefe fosse”

“Seja o chefe que você gostaria que seu chefe fosse”
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Autor do best-seller O Monge e o Executivo, norte-americano palestrou
na Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Florianópolis

Um dos mais aguardados palestrantes da 51ª Convenção Nacional do
Comércio Lojista, o norte-americano James Hunter, autor do best-seller
O Monge e o Executivo, lotou o principal auditório do CentroSul na
tarde dessa terça-feira (28/9), em Florianópolis. O consultor,
conferencista e escritor, que veio pela 18ª vez ao Brasil, defendeu ao
longo de sua palestra a cultura da ‘liderança servidora’. Para ele, a
base de um líder não está no poder, mas na autoridade conquistada com
amor, dedicação e sacrifício. "Liderança é influência, a marca que
deixamos nas pessoas. O verdadeiro líder tem a habilidade e capacidade
de servir e inspirar sua equipe a fazer o que precisa ser feito com
boa vontade", salientou Hunter.

Segundo ele, ser um líder servidor é se superar e deixar para trás a
criança de dois anos que muitos ainda insistem em ser, achando que
tudo é ‘meu’ e do ‘meu jeito’. "Servir a família, amigos,
colaboradores é satisfazer a necessidades e não caprichos. Não se
trata de liderança escrava, mas servidora", disse o autor, que também
escreveu o livro Como se tornar um Líder Servidor. Isso significa
respeito, apreciação e valorização pelas pessoas, complementou Hunter.
"Seja o chefe que você gostaria que seu chefe fosse". Ele alertou que
muitos confundem gerência com liderança, contudo acredita que um bom
líder não tem relação com a parte administrativa, mas com a influência
que exerce sobre as pessoas.

O conferencista nascido em Michigan, nos Estados Unidos, e com mais de
30 anos de experiência, ressaltou aos varejistas que o líder servidor
conquista corações e mentes, fazendo com que sua força de trabalho
entenda os benefícios de doar-se à organização. E admitiu que não está
pregando nenhuma novidade, apenas lembrando o que aprendemos nos
jardins de infância. "Como líderes, precisamos fazer o que precisa ser
feito mesmo contra a nossa vontade. Temos que ser pacientes, gentis,
respeitosos e comprometidos. É necessário uma melhoria pessoal
contínua, costumo questionar é preferível verde prosperando ou maduro
e apodrecendo?", refletiu.

James Hunter acrescentou que a liderança servidora é uma habilidade
que pode ser aprendida e deve ser constantemente praticada. Mas
orientou que é necessário saber abraçar, mas também ‘bater’. De acordo
com o escritor, liderança é caráter. "Não estou falando de
personalidade, mas de comportamento aprendido, isso é caráter, uma
jornada para a vida toda", disse. Ele desafiou a plateia de lojistas:
"querem saber como estão se saindo como líderes? Olhem como estão as
pessoas a sua volta". Para Hunter, se tem duas escolhas: ser um líder
servidor ou um líder que serve a si próprio. "Eu não tenho que gostar
dos meus colegas ou colaboradores, mas como líder tenho que amá-los",
definiu o norte-americano – ‘febre’ no Brasil – em uma de suas
inúmeras frases inspiradoras.


    Fonte: Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Espírito Santo
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir