Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-10-2010

Eleições 2010! CONFIRA TUDO AQUI!! André Puccinelli é reeleito em Mato Grosso do Sul
Candidato do PMDB recebeu 56% dos votos válidos. Ele derrotou ex-governador Zeca do PT, que teve 42,50%.
Eleições 2010! CONFIRA TUDO AQUI!! André Puccinelli é reeleito em Mato Grosso do Sul
Foto: Divulgação

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), foi reeleito no primeiro turno das eleições neste domingo (3).

Com 100% das seções apuradas, ele ficou com 56,00% dos votos válidos (704.407). O ex-governador Zeca do PT (PT) registrou 42,50% (534.601).

O candidato do PSOL, Nei Braga, teve 1,51% dos votos (18.943).

Em entrevista coletiva após a divulgação do resultado, Puccinelli disse que as prioridades de sua segunda gestão serão infraestrutura e industrialização. "Vamos intensificar programas de ações existentes", afirmou.

Durante a campanha, Puccinelli e Zeca do PT foram alvo de denúncias de envolvimento num suposto esquema de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa do estado. Puccinelli teria sido citado num vídeo pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do estado, deputado Ary Rigo (PSDB), como um dos beneficiários do esquema. O governador negou as acusações.

Zeca também foi citado por Rigo num vídeo que indicaria a existência de um suposto "mensalão" pago com dinheiro público a autoridades do estado. Segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo", o deputado afirma, na gravação, que o governo de Zeca favoreceu uma empreiteira. O petista também negou as denúncias.

A Procuradoria de Justiça de Mato Grosso do Sul abriu uma investigação civil para apurar as denúncias.

Trajetória
André Puccinelli nasceu em 02/07/1948 em Viareggio, na Itália, e veio para o Brasil com seis meses de idade. O peemedebista é casado, tem três filhos, graduou-se em medicina e fez especialização em cirurgia geral. Começou a carreira política como secretário Estadual de Saúde.

Foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos (1996-2004). Durante os oito anos de gestão, investiu na infra-estrutura da capital, ampliou o atendimento 24 horas em postos de saúde e informatizou escolas. Em 2004, conseguiu eleger em primeiro turno o sucessor, Nelson Trad Filho (PMDB).

Em 2006, candidatou-se ao governo e venceu a eleição no primeiro turno. Ele derrotou o senador Delcídio Amaral com larga vantagem: 61,3% dos votos válidos.

No governo, Puccinelli se envolveu numa polêmica com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a quem chamou de "veado fumador de maconha" ao criticar um projeto de zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar. Minc rebateu afirmando que o governador deveria "examinar e tratar com mais carinho o homossexualismo que existe dentro dele". Puccinelli pediu desculpas pelas declarações.

Campanha
Puccinelli venceu as eleições propondo medidas práticas em relação a alguns setores. Entre suas propostas estão a criação da Secretaria Estadual de Empreendedorismo, a pavimentação de mil quilômetros de rodovias, construção de conjuntos habitacionais adaptados para a terceira idade e instalação de câmeras de vigilância nas cidades, em convênio com as prefeituras.

Na educação, prometeu implantar o ensino profissionalizante, ampliar o número de escolas em período integral e criar "centros de estudos avançados de educação" para integrar a universidade com as escolas públicas. Em relação à saúde, destacam-se as propostas para
implantar centros regionais de especialidades e o serviço de "Tele Saúde", uma espécie de diagnóstico à distância para apoio aos médicos de saúde da família.
André Puccinelli é reeleito em Mato Grosso do Sul
Candidato do PMDB recebeu 56% dos votos válidos. Ele derrotou ex-governador Zeca do PT, que teve 42,50%.
Foto: Divulgação

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir