Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-10-2010

Resultado Final: Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora. Resultados das Eleições 201
Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora
Resultado Final:  Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. 
TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora. Resultados das Eleições 201
Foto: camocimterradosol.blogspot.com

Eleições 2010: O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, classificou como "tranquila" a votação no Estado, mas destacou como lição para o processo deste ano a necessidade de se chegar ao pleito com todas as decisões a respeito das eleições já tomadas pela Justiça Eleitoral. A declaração foi feita em relação aos julgamentos de última hora da aplicação da Lei da Ficha Limpa e da necessidade ou não de dois documentos para votar. Ele disse que, mais próximo da meia-noite, a previsão é que já tenha sido divulgado um resultado que mostre uma tendência dos vencedores das eleições majoritárias.

O desembargador deixou claro que, apesar das decisões terem saído há poucos dias da votação, ele isentou a Justiça de morosidade, afirmando que os recursos a respeito tanto da Ficha Limpa quanto dos documentos para votar foram apresentados de última hora.

A indecisão no caso da Ficha Limpa poderá ainda alterar o resultado do pleito. "O ideal seria que todos os recursos fossem decididos antes da eleição, que o eleitor tivesse o quadro eleitoral definido antes de votar", afirmou. Ele disse que é necessário acelerar o mais rápido possível o julgamento das ações e aplicar métodos também mais rápidos que possam garantir a escolha do eleitor.

A respeito do número de ocorrências no Estado de São Paulo, o desembargador apontou uma leve queda nas urnas substituídas na capital paulista em relação às eleições de 2008 para prefeito. Este ano foram trocadas 64 urnas de um total de 22.814, o que corresponde a 0,28% das urnas na capital do Estado. Já em 2008, foram substituídas 61 urnas de total de 20.301, o equivalente a 0,30%.

Somando-se as urnas do interior, 81.521 no total, todo Estado teve 265 trocas ou 0,32%. Destas, apenas uma seção na cidade de Cotia, na Grande São Paulo, na zona 227, seção 287, a votação teve de ser terminada pelo método antigo, com o uso de cédulas. "Cem por cento de certeza de que as urnas não vão apresentar defeito, não teremos jamais. Mas a urna eletrônica tem o objetivo de minimizar cada vez mais esses erros."

O último boletim divulgado pelo TRE mostra que foram feitas ao todo 12 prisões em 141 ocorrências no Estado, a maior parte delas pelo crime de boca-de-urna e arregimentação de eleitores. Foram 99 ocorrências desse crime, sendo que 11 resultaram em detenções. O município de São Pedro do Turvo foi o mais problemático, com 75 ocorrências. Porto Ferreira, porém, teve o maior número de prisões: sete. Pelo crime de divulgação de propaganda foram 41 ocorrências, com uma prisão, em Salto. O crime de transporte ilegal de eleitores teve uma ocorrência, em Bastos. Não consta nenhuma ocorrência no caso de voto em trânsito e ele acredita que para as próximas eleições o voto em trânsito seja ampliado para todos os cargos.

Presos provisórios

Em todo o Estado de São Paulo, 4.480 eleitores dentro de prisões e unidades da Fundação Casa estavam aptos a votar - de um total de 52.866 presos provisórios e 5.260 menores infratores nas unidades da Fundação Casa. O TRE não divulgou o balanço de quantos realmente votaram, mas o desembargador afirmou que o número é significativo tendo em vista que esse processo é inédito. Ele disse que a tendência é que o número de presos provisórios possibilitados a votar chegue a toda população carcerária do Estado nas próximas eleições.


Destaques em
Noticias

* PROPAGANDA ILEGAL Santinhos inundam locais de votação; veja fotos
* ELEIÇÕES 2010 Resultado oficial das eleições deve sair por volta das 22h
* CRIME ELEITORAL Filho de José Dirceu é preso por suposta boca de urna



TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora


Os seis estados da Região Norte que têm fuso horário com uma hora a menos em relação à Capital Federal são: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A partir das 17h (horário de Brasília), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começará a divulgar, no link Divulgação de Resultados das Eleições 2010 em seu site na internet, os resultados das votações da eleição para os cargos de governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital dos estados que têm o mesmo fuso horário de Brasília. O horário de votação das eleições é o mesmo em todo o Brasil, das 8h às 17h (horário local).

Porém, seis estados da Região Norte têm fuso horário diferente (uma hora a menos) ao da Capital Federal, o que fará com que a divulgação dos resultados da votação obtida pelos candidatos à Presidência da República no país tenha início somente a partir das 18h (horário de Brasília) no site do TSE.

Resultado Final das Eleições 2010

Ou seja, os resultados da eleição presidencial só começarão a ser divulgados quando se encerrar a votação para presidente da República, governador de Estado, senador, deputado federal e deputado estadual nos seis estados que têm uma hora a menos de fuso horário do que Brasília. Também a divulgação da votação obtida pelos candidatos que disputam os cargos regionais desses estados (governador, senador, deputado federal, deputado estadual) só começará a partir das 18h, horário de Brasília.

Os seis estados da Região Norte que têm fuso horário com uma hora a menos em relação à Capital Federal são: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Acompanhe, após o fim da votação, a apuração em tempo real das Eleições 2010 pelo site especial criado pelo Grupo RBS.

Os dados serão atualizados no mesmo instante em que os votos forem registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitindo acompanhar quem lidera a disputa para os diferentes cargos.

Pelo site é possível acompanhar quais candidatos a presidente, governador, senador e deputado lideram as urnas em todas as cidades do Rio Grande do Sul, a contagem dos votos, o andamento da apuração, quais partidos elegem mais candidatos e a formação da Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e Senado.

Cada detalhe sobre a contagem dos votos está no site especial por Estado, regiões e cidades. Para aqueles que têm dúvidas de como funciona a apuração, o especial também traz um explicativo para esclarecer ao eleitor todo o processo.

Acompanhe após o fim da votação em tempo real a apuração das Eleições 2010 no Rio Grande do Sul. Site será atualizado no instante em que os votos forem registrados no TSE

Resultado Final das Eleições 2010

Resultado Final das Eleições 2010 no Paraná
Resultado Final das Eleições 2010 em Goiás
Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora
Foto: camocimterradosol.blogspot.com
Eleições 2010: Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora
Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora
Foto: camocimterradosol.blogspot.com
Eleições 2010: Eleições 2010: O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, classifico
Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora
Foto: camocimterradosol.blogspot.com
Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora. Resultados das Eleições 2010
Resultado Final das Eleições 2010 em São Paulo. TRE-SP vê lição a aprender em decisões de última hora
Foto: camocimterradosol.blogspot.com

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir