Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-10-2010

Lôxa e seus projetos mirabolantes
Quem perguntar pelo nome de batismo, Sebastião Sanchez Bozi, nos municípios de Itapemirim e Marataízes, ninguém responderá
Lôxa e seus projetos mirabolantes
Foto: José Rubens Brumana

Quem perguntar pelo nome de batismo, Sebastião Sanchez Bozi, nos municípios de Itapemirim e Marataízes, ninguém responderá. Mas se indagar sobre Lôxa, ai a conversa é outra. Popular, aos 61 anos e a dezesseis vendendo picolé o que gosta mesmo é, como diz, fazer projetos. Muitos já de conhecimento público, como ajuda a criança e adolescente. Saúde e educação está entre os preferidos. Como uma ambulância equipada de raio x. "Para vê se quebrou algum osso", resume.

O que chama a atenção é sua bolsa preta que traz sempre a tiracolo com seus projetos devidamente protocolado nas prefeituras de Itapemirim e Marataízes. Engraçados, chegando ao bizzaro, seu "Quartel General", fica em uma comércio de recarga de cartuchos, a Copynet, localizada na Barra do Itapemirim, em Marataízes,do amigo Cristiano Fricks Baiense, que dá asas a imaginação desse antigo agricultor.

Segundo dados do comerciante foram mais de quarenta e cinco projetos ao longo de quatro anos. "Para tudo que acontece, lá vem Lôxa pedindo para redigir um projeto. Ele é formidável. Uma figura pura, desprovida de maldades", avalia.

Com os projetos em punho logo é cercado pelos seus fregueses. Informa que chega a vender até oitenta picolés por dia e de quebra fala dos seus projetos aos fregueses. Dentre os mais recentes, seria o resgate dos mineiros no Chile. "O negócio é aumentar a "boca" para 80 cm e uma corda de 1500 metros com uma carretilha e uma puçá que estou confeccionando, é só soltar lá embaixo e puxar ", explicou Lôxa para o delírio da galera que entre um picolé e outro ouvia a sua argumentação. Da internet do amigo Cristiano tenta se comunicar com o presidente do Estados Unidos Barack Obama, para que ajude os município de Itapemirim e Marataízes, tendo como pano de fundo o mármore de Cachoeiro.

Confesso que não captei a explicação do vendedor e criador de projetos. Outro menos complicado é o projeto "Titanic". Consiste em prevenir futuros vazamentos de óleo acontecido recentemente nos Estados Unidos. Com desenho em uma folha mostra a chegada de dois submarinos sustentando uma grande tampa no local do vazamento." É só colocar em cima do vazamento e pronto, solucionado o problema". Para não ficar tão simples tenta ainda explicar que do alto de um helicóptero soldados descem por uma corda até o fundo do mar. Não entendi o restante.

Classificado como "Fabulôxa", pelo advogado Manoel Manhães, não foi muito feliz em suas tentativa de ingressar na política. Na última eleição tentou a vereança e só obteve 31 votos, em Itapemirim. Dessa vez vinha para deputado Estadual, por um partido que, segundo ele, não sabia o nome. "Levei uma rasteira", confessou decepcionado. Zangado, afirma que seu projeto de energia eólica foi roubado por um jornal que publicou sua "idéia" sem a sua autorização. "Pedi ao Cristiano para escrever o nome da energia que vem dessa ventania, protocolei em setembro (mostra o projeto), e não dei autorização para publicar meu projeto", ressalta o revoltado Lôxa, que já prepara outro projeto. Aguardem.















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir