Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 07-10-2010

Seleção tem seu segundo desafio com Mano diante do Irã
Repleta de caras novas, equipe vai enfrentar os rivais no Zayed Sports City, em Abu Dhabi. Apenas cinco atletas estiveram na Copa da África do Sul
Seleção tem seu segundo desafio com Mano diante do Irã
www.g1.globo.com

A renovada Seleção Brasileira de Mano Menezes vai voltar a campo nesta quinta-feira, às 14h (de Brasília), para encarar o segundo desafio após a eliminação precoce da Copa do Mundo da África do Sul. Diante do Irã, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, uma equipe repleta de caras novas para os brasileiros e para os torcedores que vão acompanhar a partida no Zayed Sports City. Do mais jovem, Philippe Coutinho, de 18 anos, ao mais velho, o goleiro Jefferson, de 27, tudo ainda é muito novo com a camisa amarelinha. Poucos têm experiência na lista do treinador canarinho. Acompanhe a partida ao vivo pela TV Globo e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.

Para se ter uma ideia da renovação, dos 22 jogadores que estão em Abu Dhabi, apenas cinco disputaram a Copa do Mundo. O lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva, o volante Ramires e os atacantes Robinho e Nilmar estiveram na África do Sul. Em contrapartida, outros cinco foram convocados pela primeira vez para a Seleção. São os casos do goleiro Neto, do lateral-direito Mariano, dos volantes Elias e Wesley e do meia Giuliano.

Ainda tem outro dado que chama a atenção. O goleiro Jefferson, o zagueiro Réver e o meia-atacante Philippe Coutinho estão em sua segunda convocação. Porém, nenhum deles participou de uma partida oficial. Certo mesmo é que os novatos sofreram na mão de Robinho na véspera da partida. Como é de praxe, eles receberam um trote na concentração da Seleção Brasileira, em Abu Dhabi (veja como foi a brincadeira no vídeo abaixo).

Apenas um treino antes do confronto diante dos iranianos

Mano Menezes teve pouco tempo para preparar a Seleção. O grupo só desembarcou em Abu Dhabi na segunda-feira à noite e realizou uma atividade de cerca de uma hora na última terça-feira, no Zayed Sports City. O treinador preferiu não mexer muito no time em relação ao que venceu o Barcelona B por 3 a 0, em um jogo-treino na Europa, no mês passado.

O esquema é o mesmo 4-3-3 da estreia oficial, na vitória sobre os Estados Unidos por 2 a 0. Porém, algumas peças são diferentes. Com Paulo Henrique Ganso fora por conta de uma lesão, Mano optou por escalar Carlos Eduardo no meio-campo. Philippe Coutinho ganhou a posição de Neymar, que não foi convocado por conta de problemas de indisciplina no Santos. Alexandre Pato e Robinho, ambos do Milan, completam o setor ofensivo.

Alex, do Chelsea, contundido foi cortado por Mano. Nenhum atleta foi convocado para o seu lugar para a partida desta quinta-feira. Além dele, o lateral-esquerdo Adriano, do Barcelona, recuperando de um estiramento no músculo adutor da coxa direita, não vai participar do confronto diante dos iranianos.

- Vejo esses problemas (lesões) como a normalidade do dia a dia. Uns machucam e outros têm a chance da convocação. Quando os atletas se recuperarem terão a chance de produzir novamente. Vamos tentar avançar o nosso trabalho nessas duas partidas que vão acontecer nos próximos dias - analisou o treinador, que ainda terá o amistoso contra a Ucrânia, no dia 11, na Inglaterra, para observar o grupo.

Casa cheia em Abu Dhabi?

A expectativa é de casa cheia no Zayed Sports City, em Abu Dhabi, o que não é muito comum no mundo árabe. Normalmente, os jogos do campeonato local têm público de pouco mais de cinco mil pessoas. Para o confronto da Seleção Brasileira, os organizadores colocaram mais de 49 mil ingressos à venda. Segundo o torcedor Fabrício Cabral, de 31 anos e que mora no país há um mês e meio por conta de um trabalho na área do petróleo, iranianos e brasileiros têm procurado por ingressos para acompanhar a partida.

- A procura tem sido grande, o que não é normal nos jogos aqui. O pessoal todo da minha empresa vai acompanhar a partida - disse o torcedor, que assisiu ao treino da Seleção Brasileira na última quarta-feira dentro do gramado do Zayed Sports City.

Mano conhece bem os iranianos

A equipe que vai enfrentar o Brasil nesta quinta-feira não é completamente desconhecida de Mano Menezes. O treinador acompanhou os últimos jogos do rival no West Asian Football Federation Championship. O Irã foi derrotado na final do torneio pelo Kuwait por 2 a 1 e acabou ficando com o vice-campeonato da competição, que já havia vencido em quatro oportunidades. Segundo o comandante da Seleção, a equipe tem uma proposta de jogo bem definida.

- É um adversário que jogou um torneio recentemente e perdeu para o Kuwait. Eles vinham bem nesse torneio, estavam dominando o jogo, mas levaram o gol em um descuido. Não podemos repetir o erro deles. Eles jogam com duas linhas de quatro e dois atacantes - explicou o treinador.

O Irã tem como principais jogadores o capitão Nekounan e o apoiador Teymourian. O primeiro, inclusive, havia sido afastado em 2009 após demonstrar apoio ao candidato de oposição ao governo iraniano. Perdoado, ele retornou à Seleção.

A partida também terá um ar de despedida no Irã. Aos 37 anos, Karim Bagheri, do Persepolis, vai fazer o seu último jogo com a camisa da seleção. Ele participou de 86 partidas e marcou 50 gols. Se no time brasileiro é o começo para muitos, nos rivais...

Fonte: Márcio Iannacca
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir