Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 07-10-2010

Facebook permite download de dados e criação de grupos
Updates pretendem melhorar configurações de privacidade e segurança de dados
Facebook permite download de dados e criação de grupos
www.tvi24.iol.pt

O criador da mais popular rede social, Mark Zuckerberg, anunciou esta quarta-feira, a entrada em vigor de três melhorias nas configurações de privacidade e segurança do website. A comunicação foi feita durante um evento ao vivo, por mais de dez mil de utilizadores, transmitido no Facebook.

Entre as actualizações, destaca-se a nova configuração de sistema de grupos, que possibilita o envio de mensagens e actualizações de perfil apenas a um agrupo restrito de amigos. O novo sistema permite também conversas de grupo no chat do Facebook, e o envio de mensagem de grupo em forma de post quando o utilizador está offline.

O CEO da rede social disse acreditar que com estas medidas os utilizadores «vão partilhar mais, pois querem poder partilhar conteúdo apenas com grupos específicos»

Também a nova funcionalidade «Download Your Information» tinha sido anunciada como disponível desde quarta-feira, mas não se encontra ainda acessível a todos os utilizadores. Esta actualização que permite a transferência de todos os dados criados no perfil do utilizador através do envio de email com o link do download, preservando a segurança dos dados. No entanto, esta opção permite apenas o download dos dados do utilzador e não removê-los, continuando estes a pertencer ao servidor da rede social.

Para além da possibilidade de criação de informação limitada a amigos seleccionados e a recolha de dados que, segundo Zuckerberg projectados para que «haja mais confiança na partilha de informação no Facebook», o utilizador passa a ter mais controlo sobre aplicações a que já acedeu, podendo visualizar os seus dados que já foram fornecidos.

Zuckerberg acrescentou ainda que «as novas ferramentas objectivas responder às expectativas de maior controlo sobre a informação partilhada em rede, e definir exactamente quem vê e entender exactamente para onde esses dados vão».

Em Maio deste ano, a rede social sofreu graves críticas depois de tornar públicos dados de utilizadores sem lhes pedir expressamente autorização.



Fonte: Redacção / ASM
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir