Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 08-10-2010

Liu Xiaobo, dissidente chinês, conquista Nobel da Paz 2010
Ganhador do prêmio está preso - foi condenado por criticar governo de Pequim
Liu Xiaobo, dissidente chinês, conquista Nobel da Paz 2010
Foto: veja.abril.com.br

O ativista político e defensor dos direitos humanos Liu Xiaobo conquistou o Prêmio Nobel da Paz, em cerimônia realizada em Oslo.

Xiaobo cumpre uma pena de 11 anos por ter assinado uma monção a favor da reforma democrática na China, em 2008. Agora, o ativista terá direito a um cheque no valor de 1,6 milhão de dólares.

A comunidade internacional aguarda a reação de Pequim ao anúncio. O governo chinês havia se pronunciado contra uma possível nomeação de Xiaobo e disse que as relações diplomáticas com a Noruega poderiam ser abaladas caso o prêmio fosse concedido ao dissidente.

Nos últimos dias, 14 dissidentes chineses que vivem fora do país, muitos deles exilados dedicados a derrubar o Partido Comunista, têm defendido junto ao comitê do Nobel que negue o prêmio a Liu, que seria, segundo eles, um laureado "inadequado".

Em uma carta, os signatários acusam Liu de difamar colegas ativistas, abandonando membros perseguidos do movimento espiritual Falun Gong e ser suave sobre os líderes chineses. "Seu louvor nos últimos vinte anos ao Partido Comunista Chinês, que nunca parou de pisotear os direitos humanos, tem sido extremamente enganoso e influente", escreveram.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir