Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 08-10-2010

Túnel chega amanhã até mineiros
O ministro de Minas do Chile, Laurence Golborne, anunciou que uma das perfuratrizes que tentam alcançar os 33 mineiros presos no interior da mina San José pode chegar amanhã onde os homens estão
Túnel chega amanhã até mineiros
Foto: www.maratimba.com

O ministro de Minas do Chile, Laurence Golborne, anunciou que uma das perfuratrizes que tentam alcançar os 33 mineiros presos no interior da mina San José pode chegar amanhã onde os homens estão - data na qual deve ficar pronto o túnel por onde os homens serão içados - e que o resgate pode ocorrer entre dois e dez dias depois disso.
Assim que a perfuratriz chegar ao local onde os homens estão, a cerca de 700 metros de profundidade, a perspectiva de resgate será determinada pela avaliação técnica dos riscos envolvidos, disse Golborne ontem.
A contagem regressiva depende da decisão da equipe de resgate de usar aço para revestir o interior do poço para reduzir o risco de desmoronamento, que poderia atrapalhar o trânsito da cápsula que vai levar os mineiros à superfície, disse Golborne.
Mas inserir um cano reto com paredes de meia polegada no interior de um túnel curvo também significa um risco de liberar fragmentos de rocha. Se um pedaço do cano quebrar e ficar preso, o trabalho de resgate pode ser adiado.
As alternativas são deixar as paredes sem reforços, apenas com a inserção de uma camada de aço na entrada do túnel, processo que atrasaria o resgate por mais dez dias. "Todas são alternativas possíveis", disse Golborne. "Há riscos e benefícios sobre os quais temos de pensar."
Golborne declarou que a decisão será baseada em fatores técnicos assim que uma câmera de vídeo for inserida para examinar as paredes do túnel.

Fonte: AGÊNCIA ESTADO, MINA DE SAN JOSÉ
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir