Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-10-2010

Estamos acompanhando em tempo real assim que sairem os primeiros socorridos estaremos publicando as fotos do resgate do mineiros no Chile em primeira
Confira o Resgate dos Mineiros no Chile: Resgate dos 33 mineiros no Chile
Estamos acompanhando em tempo real assim que sairem os primeiros socorridos estaremos publicando as fotos do resgate do mineiros no Chile em primeira
Foto: Reprodu��o TV

Fam�lia Avalos espera pelo resgate
Tenda de chilenos est� cercada de jornalistas no acampamento Esperan�a.
Florencio Avalos deve ser o primeiro mineiro a subir � superf�cie.

C�psula � testada antes do come�o do resgate dos 33 mineiros no Chile

Muita ansiedade conhecer os primeiros mineiros libertados da mina no Chile. Meia-noite, 18h, 20h, 22h. O hor�rio para come�ar a opera��o de resgate no Chile foi alterado ao menos quatro vezes nesta ter�a-feira. Agora, o in�cio parece iminente.

Estamos acompanhando em tempo real assim que sairem os primeiros socorridos estaremos publicando as fotos do resgate do mineiros no Chile em primeira m�o.

H� muita apreens�o no Resgate dos primeiros mineiros no CHILE, cuidados com a vis�o dos mineiros ser� especial.

A c�psula F�nix --que trar� um mineiro de cada vez � superf�cie-- passa pelos �ltimos testes e come�a a ser inserida dentro do t�nel que liga a superf�cie at� o local onde os mineiros est�o presos h� 69 dias, a mais de 600 metros de profundidade.

O presidente do Chile, Sebasti�n Pi�era, n�o quis anunciar publicamente quem seria o primeiro dos 33 homens a brotar da terra. Limitou-se a dizer que seria um "de sobrenome �valos" --mas s�o tr�s os mineiros com tal nome. Depois de alguns minutos, finalmente, a m�e de Florencio �valos confirmou ter sido informada que seu filho ser� o primeiro --como j� especulava a imprensa local.

Em conversa de Pi�era com os resgatistas que devem entrar na mina para ajudar os mineiros em sua sa�da, o presidente disse que "o primeiro a subir ser� �valos".

Em seguida, ele afirmou que "o terceiro ser� [Carlos] Mamani", e os resgatistas o corrigiram, assegurando que Mamani ser� o "quarto", e que Mario Sep�lveda ser� o segundo resgatado.

"E o terceiro?", perguntou Pi�era. "Juan Illanes", disseram os resgatistas.

O governo entregou �s fam�lias uma lista preliminar com a sequ�ncia em que os mineiros devem ser trazidos � superf�cie. Como j� tinha informado antes, essa ordem pode ser alterada: dois socorristas e um mineiro v�o descer at� a mina para ajudar na subida dos mineiros, e a avalia��o final est� nas m�os deles.

A lista � baseada em exames di�rios do estado de sa�de f�sica e mental dos mineiros, al�m de for�a de personalidade, durante mais de dois meses de confinamento, explicou o comandante Renato Navarro, chefe da Marinha chilena.

O primeiro deve ser algu�m capaz de lidar com algum poss�vel imprevisto no t�nel estreito, e descrever como os pr�ximos a subir podem evitar problemas, disse Navarro.

"Os mais h�beis sair�o primeiro --aqueles que podem descrever melhor para os seguintes como eles podem evitar problemas potenciais que a c�psula pode encontrar. Ent�o aqueles com doen�as, ou que sofrem de um ou outro problema. E, finalmente, os �ltimos a subir s�o os fisicamente fortes, ou de personalidade forte."

ORDEM DE SA�DA

Segundo a BBC e o jornal chileno "La Tercera", a lista apresentada pelo governo �s fam�lias dos mineiros sugere a seguinte ordem de sa�da:

GRUPO 1
1. Florencio �valos Silva
2. Mario Sep�lveda Espinace
3. Juan Illanes Palma
4. Carlos Mamani Soliz

GRUPO 2
5. Jimmy S�nchez Lagues
6. Osm�n Araya Araya
7. Jos� Ojeda Vidal
8. Claudio Ya�ez Lagos
9. Mario G�mez Heredia
10. Alex Vega Salazar
11. Jorge Galleguillos Orellana
12. Edison Pe�a Villarroel
13. Carlos Barrios Contreras
14. V�ctor Zamora Bugue�o
15. V�ctor Segovia Rojas
16. Daniel Herrera Campos

GRUPO 3
17. Omar Reygadas Rojas
18. Esteban Rojas Carrizo
19. Pablo Rojas Villacorta
20. Dar�o Segovia Rojo
21. Yonni Barrios Rojas
22. Samuel �valos Acu�a
23. Carlos Bugue�o Alfaro
24. Jos� Henr�quez Gonz�lez
25. Ren�n �valos Silva
26. Claudio Acu�a Cort�s
27. Franklin Lobos Ram�rez
28. Richard Villarroel Godoy
29. Juan Aguilar Gaete
30. Ra�l Bustos Ib��ez
31. Pedro Cortez Contreras
32. Ariel Ticona Y��ez
33. Luis Urz�a Iribarren

Aten��o: Estamos acompanhando em tempo real assim que sairem os primeiros socorridos estaremos publicando as fotos do resgate do mineiros no Chile em primeira m�o.
Resgate dos 33 mineiros no Chile
Estamos acompanhando em tempo real assim que sairem os primeiros socorridos estaremos publicando as fotos do resgate do mineiros no Chile em primeira m�o
Foto: Reprodu��o TV
Resgate dos 33 mineiros no Chile
Estamos acompanhando em tempo real assim que sairem os primeiros socorridos estaremos publicando as fotos do resgate do mineiros no Chile em primeira m�o
Foto: Reprodu��o TV

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Crispim Jos� Silva    |      Imprimir