Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-10-2010

Florencio Ávalos é o 1º a sair do túnel no Chile
Florencio Ávalos, 31 anos, foi o primeiro homem retirado das profundezas da mina San José, em Copiapó, no norte do Chile
Florencio Ávalos é o 1º a sair do túnel no Chile
Foto: Reprodução TV

Confira ao Vivo neste link acesse: http://g1.globo.com/ao-vivo.html

Veja em tempo Real o Resgate dos 33 mineiros no Chile. Veja em tempo Real o Resgate dos 33 mineiros no Chile.

Florencio Ávalos, 31 anos, foi o primeiro homem retirado das profundezas da mina San José, em Copiapó, no norte do Chile. O resgate foi concluído às 0h10 desta quinta-feira, após 15 minutos de operação. Na sequência serão resgatados Mario Sepúlveda, Juan Illanes Palma e o boliviano Carlos Mamani.

Ávalos, casado e com dois filhos, é o capataz da mina e segundo em hierarquia depois do chefe de turno, Luis Urzúa. Não gosta de aparecer e trabalhou gravando a maioria dos vídeos difundidos do interior da mina. Estão presos com Florencio seu irmão Renán e o cunhado Osman Araya.

O mineiro foi recebido sob aplausos das pessoas que acompanhavam o resgate e foi abraçado pelo presidente chileno, Sebastián Piñera. As luzes não foram apagadas, como foi previsto, mas Florencio usava óculos escuros para proteger os olhos da alta luminosidade após meses em um ambiente com pouca luz.

O socorrista Manuel González começou a descida às 23h19 e, 16 minutos depois, chegou ao local onde estão os mineiros. O especialista enviou as primeiras informações e preparou a subida de Florencia, que começou às 23h55.

Desmoronamento
Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Os trabalhadores são içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles têm suas condições de saúde monitoradas, usam tubos de oxigênio e se comunicam com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes. A previsão inicial é de que o resgate de todos os mineiros leve entre 24 e 48 horas.

Veja em tempo Real o Resgate dos 33 mineiros no Chile.

Manuel González, o socorrista, trabalha na Codelco, estatal do cobre chilena, e tem mais de 20 anos de experiência de resgates

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir